Redução do IPI deixa comércio otimista para o Dia das Mães

Redução do IPI deixa comércio otimista para o Dia das Mães

A redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para eletrodomésticos, em vigor desde o dia 17 de abril, pode significar boas vendas no Dia das Mães. É o que esperam comerciantes locais, principalmente pela queda nos preços da “linha branca” composta por fogões, geladeiras, máquinas de lavar roupa e tanquinhos.

A expectativa da Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia) é de que os comerciantes atinjam, no mínimo, o mesmo volume de vendas de 2008.

A gerente da Eletrozema, Lucimar Mendes, afirma que as vendas já deram uma reagida nesta semana. “A data é muito especial para nós e a expectativa é empatar com as vendas no ano passado. Os produtos mais procurados são refrigeradores e lavadoras e o movimento na loja está grande durante esta semana, devendo aumentar ainda mais no sábado”, diz.

Segundo o gerente de marketing da Acia, Wellington Martins, o comércio pode ter uma boa surpresa e superar a expectativa de vendas. “No país, a expectativa de crescimento está em torno de 6%. Minas Gerais está mais comedido, esperando manter os mesmo valores do ano passado. Porém, se for observar que os empresário com medo da crise estão correndo mais atrás, planejando melhor as compras, incentivando mais os vendedores e buscando o cliente local, podemos ter uma surpresa maior”, destaca.

Em 2009, a Acia lançou a campanha unificada, que contempla o Dia das Mães, Dias dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal de uma vez só. Segundo Wellington, a campanha têm dois focos – aumentar as vendas, incentivando o araxaense a comprar no mercado local, e valorizar a força empreendedora dos comerciantes.

Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Estado de Minas Gerais (Fecomércio Minas) aponta que 32% dos consumidores pretendem presentear as mães aproveitando a redução do IPI. Vinte e cinco por cento vão comprar um eletrodoméstico, item que ficou em segundo lugar na pesquisa, perdendo apenas para as roupas.

O gerente da Magazine Luiza, Pedro Mário, diz que a redução do IPI tem contribuído bastante para as vendas da linha branca. “Nos últimos dias, notamos que o mercado despertou, além de presentes, muitas pessoas estão aproveitando o momento para comprar esses produtos”, destaca. Ele está mais otimista e espera que as vendas cresçam de 10% a 15% em relação ao Dia das Mães de 2008.

Horário especial no comércio para o Dia das Mães

Sexta-feira (8) – 9h às 19h.

Sábado (9) – 9h às 18h.

Notícias relacionadas