Super banner
Super banner

Renato Teixeira e Orquestra Júlio Medaglia vão se apresentar em Araxá

Renato Teixeira e Orquestra Júlio Medaglia vão se apresentar em Araxá

O cantor e compositor Renato Teixeira apresenta show especial em Araxá acompanhado da Orquestra Júlio Medaglia (dozes músicos), no próximo dia 4 (sábado), a partir das 20h30, no Ouro Minas Grande Hotel. No repertório, canções consagradas como “Romaria”, “Amanhece”, “Um Violeiro Toca”, “Chico Mineiro”, entre outras. O evento é patrocinado pela Fosfertil e será realizado para convidados da empresa.

Renato Teixeira

Ícone folk da música brasileira, Renato Teixeira é autor de consagradas canções como “Romaria” (imortalizada na voz de Elis Regina) e “Um Violeiro Toca”. No show, Renato Teixeira desfila o melhor de seu repertório ao lado dos seus filhos e músicos Chico Teixeira (violão de 12 cordas e voz) e João Lavras (baixo e voz), relembra antigos sucessos, evocando lembranças da infância e da juventude, e traz à tona um pouco da história da música brasileira.

Há 40 anos na estrada, Renato Teixeira começou a compor na adolescência, quando morava no interior de São Paulo e iniciou carreira nos festivais da canção dos anos 60: classificou a música “Dadá Maria”, interpretada por Gal Costa (na época ainda Maria da Graça) no Festival da TV Record de 1967.

No mesmo festival, no ano seguinte, Roberto Carlos foi o intérprete de “Madrasta”, de sua autoria. A partir da gravação de Elis Regina, ele lançou vários discos de sucesso, emplacando músicas como “Amora”. Em sua história estão composições que se eternizaram não apenas em sua voz, mas em outras grandes vozes do cenário musical brasileiro.

Júlio Medaglia

O consagrado maestro Júlio Medaglia começou a carreira como bolsista na Universidade Federal da Bahia (UFBA), passou pela Europa estudando e regendo e, ao lado de Caetano Veloso, foi um dos fundadores do movimento Tropicalista.

Nos anos 80, dirigiu por quatro anos o Theatro Municipal de São Paulo e, no início dos anos 90, assumiu a direção artística do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e, na sequência, a regência titular da Orquestra do Teatro Nacional de Brasília. Na mesma época, dirigiu o Festival de Inverno de Campos do Jordão (SP), revolucionando esse tradicional evento.

No final dos anos 90, Júlio Medaglia surpreende mais uma vez e ganha as manchetes do Brasil e do mundo ao montar uma orquestra filarmônica de nível internacional em plena floresta amazônica. Por ocasião das celebrações do centenário de morte de Carlos Gomes, regeu “O Guarani”, na Ópera Nacional da Bulgária.

A Fosfertil e a Cultura

Grande incentivadora da cultura, a Fosfertil apoia, por meio dos mecanismos de incentivo, como a Lei Rouanet, projetos na área de literatura, música, teatro, cinema e patrimônio histórico. Com isso, a empresa acredita contribuir de forma mais consistente para o progresso sociocultural das comunidades onde está inserida.

Araxá e Tapira são beneficiadas desses patrocínios. Em 2008, elas foram duas das onze cidades beneficiadas com a Turnê Raiz: Cena e Viola, que levou apresentações gratuitas da Orquestra de Violeiros Viola do Cerrado, com abertura do Grupontapé de Teatro.

Na área educacional, o Janela para o Futuro é um projeto patrocinado pela Fosfertil com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável.

Ele consiste na execução de oficinas de capacitação de educadores sobre temáticas ambientais e na distribuição de kits educativos à rede pública de ensino. Este ano, 17 escolas municipais e estaduais de Tapira e a Araxá são beneficiadas.

No segundo semestre deste ano, a região será beneficiada ainda com outras atividades, como o projeto Planeta Verde, de educação ambiental, e apresentações musicais do Palácio das Artes, em Belo Horizonte.

Notícias relacionadas