Super banner
Super banner

Representantes dos Brics debatem os rumos da siderurgia em Araxá

Representantes dos Brics debatem os rumos da siderurgia em Araxá

Brics Araxá

Especialistas nacionais e estrangeiros na produção do aço estarão reunidos em Araxá (MG), a partir do dia 26 de maio, para debater os rumos da siderurgia mundial. Os representantes dos Brics (Brasil, Rússia, Índia e China) participarão de evento que será promovido pela Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração (ABM), até o dia 29, no Tauá Grande Hotel Termas & Convention Araxá.

Já confirmaram presença como palestrantes da mesa-redonda do 44º Seminário de Aciaria – Internacional: Zhao Pei, secretário geral da Chinese Society for Metals; T. Banerjee, gerente geral da Mecon Engineering, da Índia; Konstantin Kosyrev, diretor geral do Instituto Governamental de Metalurgia para Materias Ferrosos (TSNIIChermet), da Rússia; e Ruy José Alvarenga, diretor comercial da Metal Data – Mineração e Metalurgia.

“Graças às suas ricas experiências em seus países, os especialistas contribuirão com os recentes desenvolvimentos tecnológicos e de processos que definirão o caminho a ser percorrido pelo setor”, afirma o coordenador do evento, José Luiz Lopes Martinez, diretor de Vendas e Marketing da GrafTech Brasil Participações.

Zhao Pei apresentaá os recentes desenvolvimentos nas tecnologias de produção de aço bruto na China, abordando as soluções para reduzir custos, obter ganhos de produtividade e recuperar rentabilidade, considerando que, em 2012, a maioria das siderúrgicas chinesas operou com prejuízo ou lucro próximo a zero. O seu conhecimento e sua atuação em um órgão governamental – independente das siderúrgicas e que produz estatísticas e trabalhos técnicos ligados a todos os segmentos de materiais metálicos com foco na siderurgia – trarão grande contribuição para a discussão.

Os participantes do Seminário conhecerão a estratégia dos fabricantes de aços estruturais e para óleo e gás – segmentos de maior representação na siderurgia russa – por meio da palestra de Kosyrev. O TSNIIChermet, instituto a que ele é vinculado, trabalha em parceria com as usinas em projetos na Ucrânia e Bielorússia, que dá suporte ao desenvolvimento técnico e de processos.

Enfatizando a evolução histórica da siderurgia na Índia, o doutor Banerjee, também falará acerca do desenvolvimento de projetos e de novas instalações. A sua inserção em uma empresa de consultoria e engenharia ligada ao governo indiano, que apoia o desenvolvimento e a análise de projetos e novos investimentos também agregará importantes informações ao debate e ao trabalho dos profissionais presentes.

A CBMM – Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração será a empresa anfitriã do 44º Seminário de Aciaria – Internacional que terá na programação outra mesa-redonda para debater os fatores críticos de engenharia e projetos na indústria siderúrgica. O assunto, segundo Martinez, é fruto de demanda do próprio setor minerometalúrgico brasileiro, que busca formatar uma abordagem, teórica e prática, apoiada em benchmarking.

O seminário terá ainda apresentações de trabalhos de profissionais ligados à indústria do aço e à academia, cursos, exposição das empresas patrocinadoras e visita técnica à CBMM no último dia do evento.

Serviço

44º Seminário de Aciaria – Internacional

Realização: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM

Data: 26 a 29 de maio de 2013

Local: Tauá Grande Hotel Termas & Convention Araxá

Site: http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/aciaria/2013/informacoes-gerais.asp

Telefone: (11) 5534-4333, ramal 111.

Notícias relacionadas