Super banner

Reunião define ordem de veiculação da propaganda eleitoral gratuita de Araxá

A Justiça Eleitoral se reuniu na tarde de hoje (24) com representantes de coligações partidárias e de emissoras de rádio e TV de Araxá. O encontro aconteceu na sede do Cartório Eleitoral e definiu, por sorteio, a ordem de veiculação local da propaganda eleitoral gratuita das coligações majoritária e proporcionais, que acontece entre 19 de agosto e 2 de outubro.

De acordo com a Resolução 22.718/08 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os programas para prefeito e vice acontecem nas segundas, quartas e sextas-feiras, em dois blocos de meia hora cada. No rádio, das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30; e na televisão, das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h. Os candidatos a vereador vão ter o mesmo espaço para apresentar seus programas nas terças, quintas-feiras e sábados, nos mesmos horários reservados aos prefeitos. Em Araxá, a Rádio Cidade transmite a propaganda de 19 de agosto a 11 de setembro e a Rádio Imbiara de 12 de setembro a 2 de outubro.

Além dos blocos, os candidatos a prefeito também têm 30 minutos diários em forma de inserções de 30 ou 60 segundos para divulgar a suas propagandas. As emissoras devem veicular as inserções ao longo da programação, entre as 8h e 0h.

Nas candidaturas a prefeito, o PT (que não tem coligação) vai estrear a propaganda eleitoral gratuita com o candidato Toninho Barbosão, que tem 6 minutos e 39 segundos. Logo após, é vez da coligação Araxá no Rumo Certo do candidato Bosco, que tem o tempo de 12 minutos e 32 segundos. Encerrando a propaganda majoritária, o candidato Jeová Moreira da Costa, da coligação Pra Frente Araxá, conta com 10 minutos e 48 segundos. A ordem da programação será rotativa.

As candidaturas proporcionais acontecem nas terças, quintas e sábado, com o tempo de duração de acordo com os números de partidos e de candidatos nas coligações. O PT também vai estrear a programação, seguido pelas coligações Araxá Agora, Araxá Mais Popular, Renovação, Aviva Araxá, Avante Araxá e Progressista. A ordem também será rotativa no decorrer da propaganda eleitoral gratuita.

Notícias relacionadas