Super banner
Super banner

Roberto fica na presidência da Câmara por mais um ano

Roberto fica na presidência da Câmara por mais um ano

Da Redação/Jorge Mourão – A permanência do vereador Carlos Roberto Rosa (PP) na presidência da Câmara Municipal de Araxá por mais um ano (até o final de 2011), e consequentemente da atual Mesa Diretora, caiu de surpresa durante a reunião ordinária desta quinta-feira (4). Isso aconteceu graças à aprovação por 7 votos favoráveis de um projeto de emenda à Lei Orgânica do Município de autoria do vereador Márcio de Paula (PR), líder do governo, apresentada antes das votações dos projetos. O mandato de Roberto na presidência terminaria no final deste ano.

Além de Márcio de Paula, votaram a favor da prorrogação da atual Mesa Diretora os vereadores Marco Antonio Rios (PSDB), Lídia Jordão (PP), Mateus Vaz de Resende (2º secretário/DEM), José Maria Lemos Júnior (Juninho/DEM), Edna Castro (PSDB), e o próprio Roberto. Foram contrários os governistas José Domingos Vaz (vice-presidente/PDT), César Romero da Silva (Garrado/PR) e José Gaspar Ferreira de Castro (Pezão/PMDB).

Márcio de Paula justificou que era contrário à reeleição por mais dois anos de Roberto na presidência, que até então tramitava na Casa, mas que a emenda foi motivada por interesse excepcional na permanência de Roberto no cargo por mais um ano, principalmente em função dele poder inaugurar e conduzir os trabalhos na futura sede do Legislativo por mais um ano, principal projeto da administração do vereador progressista ao assumir a presidência. A obra, antes prevista para ser entregue no início deste segundo semestre, deve ser concluída entre o final do ano e início de 2011.

O ponto negativo durante a apreciação da emenda foi motivado pelo vice José Domingos, que pleiteava uma vaga na presidência da Casa para o próximo dois anos e contava com o apoio do prefeito Jeová Moreira da Costa. Inconformado, durante a apresentação da emenda ele tentou passar o seu celular para a vereadora Edna Castro na tentativa de impedi-la em votar a favor. Não foi confirmado quem estaria na ligação, mas especula-se que seria Jeová.

Roberto pegou o aparelho alegando que “não era momento de falar ao telefone por estar em uma votação de projeto”. Em seguida, José Domingos pediu à secretaria-geral da Casa para que fosse registrado em ata anulação dos votos de Roberto e Edna Castro por serem de interesses próprios, mesmo ele tendo o cargo de vice garantido por mais um ano.

Se fosse por interesse próprio, o presidente então retrucou para que se registrasse em ata, então, a anulação dos votos favoráveis de José Domingos aos projetos do Executivo porque “seriam de interesse direto do vice-presidente por ser da família (concunhado) do prefeito Jeová”.

Com isso, José Domingos se enfureceu e disse que Roberto estava faltando com a ética e com o respeito aos familiares do prefeito. Falou ainda que “o presidente não cumpriu o compromisso com Jeová por ter conseguido a cadeira de presidente, e ainda estava fazendo uso da máquina pública.” Também repudiou a atitude de Roberto por “ter tomado o celular de suas mãos e desligado a ligação”.

Roberto deu continuidade à reunião e precisou convocar duas reuniões extraordinárias para que o projeto fosse definitivamente aprovado nas votações seguintes, por mudança de quorum. Na segunda e terceira votação, os vereadores Garrado e Pezão deixaram o plenário, respectivamente.

Roberto comenta a aprovação e o clima tenso

“Os vereadores foram gentis comigo, entenderam o nosso trabalho em construir a nova Câmara Municipal, a criação do Museu da Memória Legislativa Araxaense e a (criação da) futura Associação dos Agentes Políticos. Teremos o privilégio de comandar esta Casa por mais um ano, com o apoio da maioria. Pode ter certeza de que no decorrer do mandato vamos ter o apoio de todos os vereadores. Esperamos fazer o melhor trabalho possível, como temos procurado fazer”, afirmou o vereador durante entrevista concedida à imprensa.

Em relação ao “compromisso não cumprido alegado por José Domingos”, disse: “Compromisso não houve, mas eu respeito o vereador José Domingos, é um grande companheiro, respeito o entendimento dele. Plenário é isso mesmo, é um local de debate, de falar, chorar, protestar, e eu já fiz isso muita vezes. Já perdi muitas vezes, mas hoje eu tive a oportunidade de continuar na presidência da Câmara.”

Já sobre o “episódio do celular”, falou: “Na hora de passar o telefone, ele (José Domingos) passou na minha frente e eu disse para esperar porque estava justamente no calor do debate, mas não houve desentendimento, não houve má fé, não existiu a intenção de prejudicar ninguém. O objetivo é atender a comunidade de Araxá.”

A emenda aprovada automaticamente anula a reeleição do presidente para os próximos dois anos, mas ainda continuam tramitando os projetos do fim do recesso parlamentar em julho, da implantação de um sistema simplificado (ágil) e votação e alteração da data da solenidade de posse dos vereadores (atualmente 1º de janeiro de cada início de legislatura).

Consciência tranquila

Edna Castro disse estar com a consciência tranquila por votar a favor da prorrogação de Roberto na presidência por mais um ano.

“Estou muito feliz, respeitando todos os presidentes que passaram, mas o Roberto é especial, tem aquele jeitinho que infelizmente não deixou que a gente conhecesse antes – bondoso, humano, sempre respeitando os interesses da coletividade. A (nova) Câmara não está pronta e já pensou você criar um filho durante dois anos e de repente ter que passá-lo para outra pessoa, simplesmente não participar mais disso diretamente? Eu sei que o Roberto entenderia isso, mas a maioria entendeu que ele deverá permanecer por mais um ano, isso vai dar mais uma tranquilidade não só para nós vereadores como para o prefeito também.”

Em relação à atitude de José Domingos com o celular, falou: “Nem prestei a atenção, eu estava tão entusiasmada com a leitura (dos votos), a gente sempre presta muita atenção. Não fiz nada para prejudicar a administração, tudo que eu fiz foi pensando de ver quem é prefeito, porque o prefeito não é o José Domingos e, sim, o doutor Jeová. Tenho certeza de que a administração vai continuar se dando bem, principalmente em harmonia com o prefeito e o Legislativo. Acredito que esse telefonema não era para o doutor Jeová interferir em alguma coisa. Ele teve tempo para falar comigo esse tempo todo para querer me impedir de votar, e ele não o fez, não entendi essa coisa que aconteceu, eu sei que ele (o prefeito) nos respeita o tanto quanto o respeitamos.”

José Domingos sai rapidamente do plenário ao final da reunião

O vice-presidente da Câmara não quis falar com a imprensa e deixou o plenário rapidamente ao final da reunião, enquanto os vereadores que votaram a favor da emenda comemoravam.

Notícias relacionadas