Super banner

Sacramento sedia debate sobre barreira a produtos mineiros

Sacramento sedia debate sobre barreira a produtos mineiros

Sacramento

Debater os avanços já conquistados e as barreiras que ainda persistem para a comercialização dos derivados de origem animal fora de Minas Gerais. Este é o objetivo da audiência pública que a Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial promove em Sacramento, no Alto Paranaíba, na próxima sexta-feira (12/6/13). O encontro acontece a partir das 14 horas, no Centro de Eventos de Apoio ao Produtor Rural, dentro do Parque de Exposições da cidade (Rua José Pinto Valada, s/nº, Bairro Skaff). O autor do requerimento é o deputado Antônio Carlos Arantes (PSC), presidente da comissão.

Para subsidiar os debates foram convidados representantes das três esferas de governo, além de lideranças dos produtores rurais e de entidades do chamado terceiro setor. As dificuldades na comercialização do queijo minas artesanal fora do Estado devem ser um dos destaques. O tema foi amplamente debatido no âmbito do Legislativo estadual ao longo do ano passado, resultando na elaboração da Lei 20.549, promulgada no final do ano passado. Para falar sobre o assunto foram chamados o presidente da Associação dos Produtores de Queijo Canastra (Aprocan), João Carlos Leite; e outra liderança dos fabricantes de queijo, o produtor Luciano Carvalho Machado.

Também foram convidados o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade; e os secretários de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e de Trabalho e Emprego, respectivamente Elmiro Nascimento e Zé Silva. O diretor-geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Altino Rodrigues Neto; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), Roberto Simões; e o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Vilson Luiz da Silva, também devem estar presentes.

Outro convidado é o presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), Ronaldo Ernesto Scucato. São esperados ainda no evento Bruno Scalon Cordeiro e José Maria Sobrinho, respectivamente prefeito e presidente da Câmara Municipal de Sacramento.

Fonte: ALMG

Notícias relacionadas