Safra mineira de grãos

Safra mineira de grãos

Puxada pela soja, a produção mineira de grãos mantém perspectiva de safra recorde com 12,6 milhões de toneladas

Minas Gerais deve colher 12,6 milhões de toneladas de grãos na safra 2015/2016. A estimativa de safra recorde foi mantida no Segundo Levantamento de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O volume supera a produção alcançada registrado em 2013, quando a safra alcançou 12,1 milhões de toneladas.

A produção de soja, estimada em 4,4 milhões de toneladas, é a responsável pelo crescimento da safra mineira de grãos, com crescimento de 26% no volume e 9,5% na área plantada, que vai chegar a 1,4 mil hectares. Segundo o Superintendente de Política e Economia Agrícola da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Ricardo Albanez, a soja mineira tem apresentado crescimento contínuo ao longo dos últimos anos. “O grão tem alcançado preços melhores nos mercados interno e externo e, especialmente nesta safra, a soja tem se beneficiado com a valorização do dólar”, explica. No ano passado, Minas exportou 1,6 milhão de toneladas entre grãos (85,6%), farelo (11,6%) e óleo de soja (2,8%).

O milho, principal grão cultivado no estado, tem estimativa de produção de 6,8 milhões de toneladas, com redução de 1,1% em relação à safra anterior, evidenciando a opção do produtor pelo cultivo de soja.

O trigo é outra cultura que vem registrando crescimento, nos últimos anos, e se consolidando como cultura de inverno. A expectativa é de crescimento de 20% na produção, nesta safra, alcançando 245 mil toneladas. “É um crescimento significativo importa o grão e o desenvolvimento dessa cultura é fundamental para atender a demanda dos moinhos mineiros e a dependência da importação de outros estados”, analisa o Superintendente da Seapa.

Outros produtos que também registrarão crescimento nesta safra são: Feijão 1ª Safra (+11,7%); amendoim (+20%); algodão em caroço (+4,6%).

Safra Mineira de grãos 2015/2016

Soja – 4,4 milhões (+26%)

Milho – 6,8 milhões (-1,1%)

Trigo – 245 mil toneladas (+20%)

Feijão 1ª Safra – 183,6 mil toneladas (+11,7%)

Amendoim – 7,9 mil toneladas (+20%)

Algodão em caroço – 70,8 mil toneladas (+4,6%)

Fonte: Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais – Assessoria de Comunicação Social

Notícias relacionadas

Deixe um comentário: