Super banner
Super banner

Santa Casa deve oferecer atendimento de alta complexidade ainda este ano

Santa Casa deve oferecer atendimento de alta complexidade ainda este ano

A Santa Casa de Misericórdia de Araxá pode ser credenciada ainda este ano pelo governo do Estado para oferecer atendimento de alta complexidade em neurologia, ortopedia e hemodinâmica (procedimentos cardíacos para fins diagnósticos e terapêuticos).

Tudo depende da construção de mais dez leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital, que deve ser finalizado no final do ano ou, no mais tardar, no início de 2010, segundo o secretário municipal de Saúde, Antônio Marcos Belo. Com isso, a Santa Casa passaria a oferecer 20 leitos.

“O projeto dos novos leitos já está em andamento, inclusive uma arquiteta da Vigilância de Uberaba esteve na Santa Casa. Eles vão não só atender uma demanda que temos como também proporcionar pela primeira vez com que Araxá tenha atendimento em alta complexidade em parceria com o Estado”, destaca o secretário.

“A execução desse projeto estava previsto para 2011, mas Uberaba já não suporta mais a demanda de sua macrorregião. Então, Secretaria de Estado de Saúde resolveu que a nossa região deve contar com esse tipo de atendimento, sendo mais uma opção”, acrescenta Antônio Belo.

Ele explica que a construção dos novos leitos, aquisição de equipamentos e estruturação para o atendimento de alta complexidade – com exceção da hemodinâmica que será implantada em uma parceria público-privada – será com recursos do município e do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais (Pro-Hosp).

Além disso, Antônio Belo afirma que o centro cirúrgico da Santa Casa está passando por reestruturação com investimento total da Secretaria Municipal de Saúde no valor de R$ 300 mil.

“Os equipamentos já foram adquiridos e estamos aguardando a chegada deles, o principal é o novo arco cirúrgico. Com isso, o centro cirúrgico da Santa Casa será de primeira linha. Araxá e a nossa microrregião só têm a ganhar com tudo isso.”

Hemodinâmica

Antônio Belo afirma que a implantação do centro de hemodinâmica na Santa Casa será feita pela parceria público-privada com o cardiologista, marcapassista e empresário, Elias Ésber Kanaan, membro do corpo clínico do Hospital Santa Clara, em Uberlândia.

“A Santa Casa vai ceder um espaço de 110 m² e em contrapartida o médico vai arcar com todos os equipamentos necessários para a instalação da hemodinâmica. O projeto já está pronto e metade do faturamento do serviço vai ficar para a Santa Casa”, explica.

O secretário diz que o atendimento em hemodinâmica será inaugurado já para este ano.

Notícias relacionadas