Super banner
Super banner

São Domingos é campeão da 1ª Etapa do Campeonato de Xadrez Escolar Regional

São Domingos é campeão da 1ª Etapa do Campeonato de Xadrez Escolar Regional

Foi promovida neste fim de semana a 1ª Etapa do Campeonato de Xadrez Escolar do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas 2010. O evento aconteceu na Escola Estadual Vasco Santos, sendo realizado pela Superliga de Xadrez do Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, organizado pelo professor de Xadrez e Matemática, Silvio Rodrigues Jarussi, do Vasco Santos, em parceria com a Academia Araxaense de Xadrez.

Estiveram presentes no evento estudantes das escolas estaduais Vasco Santos e Delfim Moreira; Escola Municipal Professor Nelson Gomes; Colégio São Domingos; Atena e Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet).

Foram disputadas seis categorias e o Colégio São Domingos sagrou-se campeão em quatro delas, sendo o Cefet e a Escola Professor Nelson Gomes vencedores nas outras duas categorias. Na classificação por estudantes, a campeã na categoria A Feminino (alunas do 1° ano ao 5° ano do ensino fundamental) foi a enxadrista Ana Luiza Trindade, da Escola Professor Nelson Gomes.

Na categoria A Masculino o campeão foi o enxadrista do Colégio Atena, Vitor Amorim Frois. Na categoria B Feminino (alunas do 6° ano ao 9° ano do ensino fundamental) a campeã foi a enxadrista do São Domingos, Ana Bruna Afonso de Faria Goulart. 

Na categoria B Masculino o campeão foi o enxadrista do São Domingos, Leonardo Emídio Machado. Na categoria C Feminino (alunas do ensino médio) a campeã foi o enxadrista do São Domingos, Rafaela Beiral, e o campeão na categoria C Masculino foi o enxadrista do Cefet, César Romero Jr.

Segundo os organizadores, o evento foi bem disputado e emocionante e também se destacou pela volta de vários enxadristas aos tabuleiros. Exemplo disso foi a enxadrista Rafaela Beiral que há mais de seis anos não participava de um torneio de xadrez e voltou aos tabuleiros com uma bela apresentação.

A arbitragem ficou a cargo do árbitro da Superliga de Xadrez do Triangulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas (SLX), Federação Mineira de Xadrez (FMX) e Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Adriano Pena Ribeiro Lemos, que conduziu tranquilamente o evento utilizando as leis da Federação Internacional de Xadrez (Fide). Além do árbitro Adriano, o professor Silvio Rodrigues atuou no evento como árbitro estagiário da SLX, obtendo ótimo desempenho.

Os gestores da SLX, Adriano Pena Ribeiro Lemos, Alexandre Augusto de Oliveira Cobos (ambos de Araxá), Claudio Roberto de Andrade (Uberlândia) e Washington Miguel da Silva (Patos de Minas) estão planejando as próximas etapas nas cidades de Sacramento, Patos de Minas, Campos Altos e Uberlândia, dentre outras.

A equipe de xadrez do Colégio São Domingos, após esta conquista, se prepara para o Jogos Escolares da Rede Pitágoras (Jerps), que acontece no início de setembro, em Belo Horizonte.

Veja a classificação final por escola

Campeã: Colégio São Domingos – 63 pontos.

Vice-campeã: Cefet, Colégio Atena e Professor Nelson Gomes – 10 pontos.

5° Lugar: Escola Estadual Delfim Moreira – 7 pontos.

6° Lugar: Escola Estadual Vasco Santos – 6 pontos.

Notícias relacionadas