Super banner

Saúde da microrregião é discutida em Araxá

Saúde da microrregião é discutida em Araxá

Araxá sediou, na tarde de hoje (16), mais uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), com a presença do gerente regional de Saúde de Uberaba, Carlos Antônio Alves Farah, e representantes das cidades de Araxá, Tapira, Ibiá, Campos Altos, Pedrinópolis, Santa Juliana, Perdizes e Pratinha. A CIB é o fórum de negociação entre o Estado e municípios na implantação e operacionalização do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Pode ver que todos estão comprometidos em dar um bom atendimento pelo SUS, que hoje atende a demanda maior da nossa sociedade. Mais de 85% dela depende do tratamento SUS”, destaca o prefeito Jeová Moreira da Costa.

Segundo ele, os municípios devem organizar o SUS e o debate dessas ações é muito importante.

“O SUS já está disciplinado na esfera estadual, federal e agora cabe essa organização existir nos municípios. Nós, prefeitos da região da Ampla (microrregião), tivemos um voto de confiança da nossa comunidade porque entenderam a necessidade de ter gestão com transparência e com moralidade. Por isso, estamos enfrentando esse desafio que é a saúde brasileira.”

Como cidade polo na microrregião, Araxá é cobrada pelo Estado para melhorar o atendimento voltado às cidades vizinhas. “Essa é uma situação que nós herdamos, mas em seis meses nós desenhamos e comprovamos que, como a arrecadação caiu 25%, ainda conseguimos dar uma reserva financeira para investir na cidade e a saúde é um desses eixos”, destaca Jeová.

Temas debatidos

– Pro-Hosp – Urgência e Emergência no município de Araxá

– Pro-Hosp – Relatório Quadrimestral da Santa Casa de Misericórdia de Araxá e pendências junto a Vigilância Sanitária

– Assinatura da pactuação da CIB

– Cirurgias eletivas

– Municipalização da Vigilância Sanitária de Araxá

– Edital 003/09 – Viva Vida

Notícias relacionadas