Super banner

Saúde Itinerante promove diversas ações em Araxá entre os dias 11 e 16 de abril

Saúde Itinerante promove diversas ações em Araxá entre os dias 11 e 16 de abril

Saúde Itinerante promove diversas ações em Araxá entre os dias 11 e 16 de abril 1

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), em parceria com o município de Araxá e deputado estadual Bosco, promove, a partir desta sexta-feira (11), o projeto Saúde Itinerante, que atuará em três frentes: a estrutura do programa Ver Minas, o Mamógrafo Móvel e as atividades de mobilização contra a dengue com a presença do Dengômetro e do Dengue Móvel. As carretas com as estruturas de atendimento já estão sendo montadas no estacionamento do Estádio Fausto Alvim. As inscrições dos pacientes de Araxá e região foram organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde.

O Programa Ver Minas tem o objetivo de prestar assistência oftalmológica clínica e cirúrgica e de diagnosticar os casos de catarata em pacientes com idade acima de 50 anos, nas populações dos municípios com dificuldade de acesso aos serviços, e em regiões que não dispõem de prestador para consultas e cirurgias. Dessa forma, as ações acolhem a população dos municípios de forma organizada e disponibiliza, além de consultas, exames e cirurgias, como por exemplo, a de catarata.

O atendimento é realizado em duas carretas, uma equipada com consultório oftalmológico e sala para exames e a outra com uma sala cirúrgica. Com isso, espera-se atender entre os dias 11 a 16 cerca de 670 pacientes por dia e realizar de 200 a 250 cirurgias diárias, com estimativa de 1,5 mil cirurgias no total.

Nas atividades voltadas para a saúde da mulher, o evento conta também com o Mamógrafo Móvel, caminhão com espaço para consultas e exames de mamografia e tem como público-alvo mulheres de 40 a 69 anos.

As ações de mobilização contra a dengue no município foram iniciadas nesta quarta-feira (9), visando mobilizar a população para que sejam eliminados das ruas e residências objetos que possam acumular água, tornando-se possíveis criadouros do mosquito. Nos dias 11 e 12, das 9h às 13h, complementando os serviços prestados pelo Ver Minas e o Mamógrafo Móvel, estão presentes o Dengômetro, espaço para convivência e acesso às informações sobre a dengue, e o caminhão do Dengue Móvel, onde acontecerá a troca de materiais recicláveis porkits de higiene bucal.

Será obedecida a seguinte a lógica de troca

10 latas = 1 kit de higiene bucal

10 pets = 1 kit de higiene

1 pneu = 1 kit de higiene bucal

Com as ações do Saúde Itinerante em Araxá, o Estado, por meio da SES/MG, procura trazer à população práticas de prevenção, mobilização e principalmente, assistência em saúde.

Notícias relacionadas