Super banner
Super banner

Seapa anuncia parceria para dar mais segurança no campo

Seapa anuncia parceria para dar mais segurança no campo

Seapa anuncia parceria para dar mais segurança no campo 1

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), André Merlo, e o secretário de Defesa Social, Marco Antônio Romanelli, assinaram termo de cooperação técnica com o objetivo de implantar ações integradas de segurança no meio rural.

A parceria é o primeiro passo para atender à demanda de produtores e lideranças rurais em relação ao tema segurança no campo. A violência e a necessidade de ações preventivas no espaço rural são dois temas fundamentais que integram o eixo da Agenda Estratégica da Seapa, que apresenta as ações para o desenvolvimento sustentável da agricultura do Estado no período 2014-2030.

Segundo o secretário de Agricultura, André Merlo, a crescente criminalidade rural exige uma mudança estrutural e organizacional da defesa social para assegurar a continuidade do desenvolvimento deste importante segmento da economia. “A criminalidade rural passa, atualmente, pelo roubo e furto da produção, equipamentos e insumos. Daí a importância do trabalho em parceria com os diversos órgãos de Governo para implantar ações efetivas de segurança”, afirma.

De acordo com o termo assinado, a Secretaria de Agricultura se compromete a realizar encontros regionais com os órgãos do sistema operacional da agricultura (Emater, Epamig, IMA e Ruralminas) e com as instituições representativas do segmento rural com o objetivo de produzir documentos com as demandas das regiões; avaliar e definir as regiões que serão atendidas. De acordo com o secretário André Merlo, a proposta é priorizar ações para a identificação do tipo de crime mais comum em cada região para que o trabalho de combate à criminalidade seja mais eficiente.

A Secretaria de Defesa Social vai coordenar políticas e ações de segurança pública no campo, em parceria com as polícias Militar e Civil e com as entidades da sociedade civil organizada; articular e coordenar ações de integração dos órgãos de defesa social, em especial na gestão da informação e do planejamento operacional, além de desenvolver as atividades, visando à redução da criminalidade na área rural.

Os dois órgãos conjuntos se comprometem a disponibilizar informações que possibilitem o mapeamento e análise da evolução da criminalidade rural. Além de definir, em parceria, as ações que possam ser desenvolvidas para aumento da segurança no campo e articular junto aos produtores rurais e suas organizações o desenvolvimento de ações para prevenção e combate à criminalidade. O termo assinado tem vigência de cinco anos, a contar da assinatura, podendo ser prorrogado por igual período.

Notícias relacionadas