Super banner
Super banner

Secretaria de Agricultura e IMA realizam seminário sobre o Queijo Minas Artesanal

Secretaria de Agricultura e IMA realizam seminário sobre o Queijo Minas Artesanal

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realizam de 7 a 9 de novembro (segunda a quarta) o 1º Seminário Técnico Científico sobre o Queijo Minas Artesanal, no Laboratório Nacional Agropecuário em Minas Gerais (Lanagro-MG), na cidade mineira de Pedro Leopoldo.

Para o superintendente de Interlocução e Agroindústrias da Seapa- Milton Nunes, o 1º Seminário Técnico e Científico sobre o QMA foi idealizado para trabalhar as diversas questões que só podem ser definidas após comprovação científica.

Segundo Milton, os queijos produzidos através de leite cru precisam ser estudados e pesquisados, afinal, trata-se de alimento, assim o Queijo Minas Artesanal – QMA é considerado patrimônio dos mineiros e é produzido em seteregiões produtoras: Canastra, Cerrado, Araxá, Salitre, Serro, Campo das Vertentes e Triângulo.

O gerente de Educação Sanitária e Apoio à Agroindústria Familiar do IMA Gilson de Assis Sales, da comissão organizadora do evento,  explica que o objetivo do seminário é promover um ambiente que propicie compartilhar informações técnico-científicas sobre  o queijo minas artesanal  fomentando o diálogo entre produtores,  meio acadêmico, iniciativa privada e entidades do  setor.

“A realização do seminário surgiu a partir de uma percepção da necessidade de um volume maior de informações científicas sobre o assunto. Com o seminário queremos iniciar um processo pelo qual  pesquisas futuras estejam em sintonia com as demandas apresentadas  pelos produtores,  pelo estado e academia”, ressalta Gilson Sales.

A estimativa é que cerca de 200 pessoas, entre técnicos da iniciativa pública, profissionais da área privada e pesquisadores participem do evento. Serão ministradas 12 palestras por profissionais e pesquisadores da UFMG, Embrapa Gado de leite, Epamig, Funed, UFV, IF Sudeste Campus Rio Pomba e Matec (França).

De acordo com Sales, durante o seminário o público poderá contribuir com sugestões de novas pesquisas a serem realizadas e que poderão, futuramente, subsidiar os órgãos responsáveis na elaboração de normas e legislações para controlar e normatizar a produção do Queijo Minas Artesanal.

“Entre as informações que precisam ser alinhadas estão o período adequado de maturação dos queijos para cada microrregião produtora, o estudo da microbiota dos queijos, o potencial probiótico (benéfico) das bactérias ácido láticas presentes nos queijos e a composição do fermento lácteo natural (pingo) das regiões, entre outras”, enumerou Gilson Sales.

A legislação identifica como QMA o produto que apresenta consistência firme, cor e sabor próprios, massa uniforme, isenta de corantes e conservantes, com ou sem olhaduras mecânicas, confeccionado a partir do leite integral de vaca fresco e cru, retirado e beneficiado na propriedade de origem.

Para a abertura do evento, em 7/11, às 13h, estão confirmadas as presenças do Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento João Cruz Reis Filho, do diretor-geral do IMA Marcílio de Souza Magalhães, do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária  Nivaldo da Silva, do presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Roberto Simões, do coordenador do Lanagro Ricardo Aurélio Pinto do Nascimento, do presidente da Emater- MG Glênio Martins e do presidente da Epamig Rui da Silva Verneque.

Serviço:

1° Seminário Técnico Científico sobre o Queijo Minas Artesanal

Dias: 7, 8 e 9 de novembro

Local: Laboratório Nacional Agropecuário em Minas Gerais (Lanagro)  – Av.  Rômulo Joviano, s/nº –  Pedro Leopoldo (MG).

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x