Super banner
Super banner

Secretaria de Educação desenvolve projeto com alunos do ensino fundamental

Secretaria de Educação desenvolve projeto com alunos do ensino fundamental

Um trabalho pedagógico desenvolvido com foco na arte teatral tem melhorado a aprendizagem de alunos da Escola Auxiliadora Paiva, no Bairro Boa Vista, Setor Oeste da cidade. O trabalho consiste em integrar a prática de artes cênicas à grade curricular de estudantes do quinto ao nono ano, dentro de um método de aplicação destas técnicas como fator motivador a manter o aluno na escola.

Como resultado foi desenvolvida peça teatral “Sonhos de um palhaço de natal”, criada pelas professoras Dilse Carneiro e Stela Mariano e que será apresentada em dezembro no Teatro Municipal de Araxá.  As apresentações acontecem nos dias 3, 4, 6, 9 e 11, em duas sessões, uma pela manhã e outra na parte da tarde. Mais de três mil alunos vão passar pelo Teatro Municipal durante os cinco dias de espetáculos.

São 13 atores em cena, com idades entre 13 e 14 anos, que contam a história de um palhaço de circo que sonha em ser papai noel. A encenação ainda traz um coral de outros 30 alunos, treinados pelo professor de música, Caio Savigni, que acompanha toda a apresentação com músicas natalinas. As aulas de teatro são ministradas pelo professor Fernando Pacheco, um dos diretores do Grupo Fratelo, responsável pela encenação da Paixão de Cristo, todo ano em Araxá.

O trabalho é desenvolvido em parceria com o Tim Arteducação, um projeto de nível estadual patrocinado por uma operadora de telefonia, que visa desenvolver ações de artes integradas nas de escolas públicas dentro de um plano de intervenção do aparato pedagógico de escolas da rede pública. Ele contempla oficinas de teatro, dança, música e artes plásticas e desde que foi implantado, em 2006, já viabilizou a criação de grandes espetáculos, como o que conta a história dos índios Arachás, apresentado na primeira edição.

A secretária de Planejamento de Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Maristéia de Ávila, ressalta os benefícios que o ensino das artes trazem para os alunos. “Com esse projeto a gente conseguiu resolver problemas de déficit de aprendizagem, falta de concentração, indisciplina entre muitos outros problemas que afetavam os alunos. Muitos alunos que saíram do projeto, hoje estão estudando teatro em outras escolas”, disse. 

Notícias relacionadas