Super banner
Super banner

Secretaria de Saúde capacita servidores sobre a hanseníase

Secretaria de Saúde capacita servidores sobre a hanseníase

A Secretaria Municipal de Saúde realizou capacitação para profissionais do setor na noite de quarta-feira (8) em sua sede no Centro Administrativo Domingos Santos. Enfermeiros, médicos e fisioterapeutas passaram por essa capacitação focada principalmente em orientar sobre o diagnóstico e o tratamento da hanseníase, doença crônica, infectocontagiosa.

A referência técnica em Vigilância Epidemiológica, Telma Di Mambro Senra, abriu os trabalhos e explica que, no ano passado, foi feito um treinamento com o mesmo foco pelo governo do Estado. “E agora, nós replicamos as informações recebidas capacitando os nossos profissionais. Essa capacitação destina a ampliar os atendimentos feitos aos pacientes com hanseníase”, destaca Telma.

Além do diagnóstico e do tratamento da hanseníase, foi tratado, no decorrer da capacitação sobre a avaliação e como que o trabalho e o atendimento fisioterapêutico podem colaborar com a recuperação do paciente acometido com a doença. Todas essas abordagens foram efetuadas pela médica Fernanda Côrtes Borges e pela fisioterapeuta Rita de Cássia Canedo Borges.

“O fisioterapeuta tem um papel importante no tratamento e acompanhamento dos pacientes com hanseníase, sendo que suas ações estão voltadas para a prevenção de incapacidades e deformidades e para a reabilitação nos casos de comprometimento sensitivos, motores e autonômicos”, comenta a fisioterapeuta.

Telma acrescenta que todas as unidades básicas de saúde podem trabalhar com o diagnóstico e a prevenção da hanseníase e que esse trabalho será incrementado no decorrer do ano, baseado no conteúdo repassado pela capacitação aos servidores.

Notícias relacionadas

Inscreva-se
Me avise:
guest
0 Comentários
Comentários em linha
Mostrar todos os comentários
0
Deixe seu comentário para essa notícia!x