Super banner

Secretaria de Saúde confirma duas mortes por meningite em Araxá

Secretaria de Saúde confirma duas mortes por meningite em Araxá

O secretário municipal de Saúde, Antônio Marcos Belo, confirmou na manhã de hoje (27) a morte de duas pessoas por meningite em Araxá. Segundo ele, foram dois adultos que vieram a óbito em dezembro com sintomas da doença, e todo o setor de saúde do município está atento para novos casos.

No ano passado, foram disponibilizadas pelo Estado 2,6 mil doses e crianças de 3 meses a 2 anos foram vacinadas em Araxá.  Antônio Belo conta que não há vacina disponível na cidade e que a remessa das doses foi apenas para crianças até dois anos, dentro da campanha da Secretaria de Estado de Saúde.

Segundo ele, o risco da doença deixar sequelas também é muito grande. “Devemos estar atentos, por isso que Minas Gerais saiu na frente vacinando primeiro contra a meningite, já que tivemos em Araguari, por exemplo, a faculdade de medicina suspendendo aulas pelos vários casos dentro da faculdade”, destaca.

Antônio Belo alerta a população para procurar a rede municipal de saúde e passar por uma avaliação médica em casos suspeitos. Se o quadro for confirmado, o paciente receberá acompanhamento de um infectologista.

Dados da campanha

A campanha começou no dia 28 de novembro de 2009, quando cerca de 242 mil crianças receberam a dose e o governo estadual espera que, nos próximos meses, todos os bebês entre três a 23 meses estejam vacinados, uma população estimada em 540 mil. A cobertura até dezembro de 2009 era de 68% desta população. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) investiu cerca de R$ 24,5 milhões na campanha, adquirindo 800 mil doses.

A expectativa é que, em cinco anos, a vacinação seja ampliada às crianças de até cinco anos e que todas elas, um total de 1,3 milhão de crianças no Estado, estejam protegidas contra meningite C.

As crianças até dois anos, faixa etária foco da campanha, são as que apresentam maior grau de letalidade quando infectadas pela meningite do tipo C. As que sobrevivem costumam sofrer graves sequelas, como surdez, paralisia e demência.

A doença

Meningite é uma infecção do Sistema Nervoso Central, que acomete as meninges (membranas que envolvem o referido sistema). Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e protozoários. Os sintomas mais comuns são febre, cefaléia intensa (dor de cabeça), náuseas, vômitos, sinais de irritação meníngea (rigidez na nuca, por exemplo) e alterações no líquido cefalorraquidiano.

As bactérias e vírus são as causas mais freqüentes da meningite. A meningocócica é transmitida por bactérias é a maior responsável por surtos e epidemias. A bactéria Neisseria meningitiditis é responsável por cerca de 60% dos casos de meningite meningocócica no Brasil.

Notícias relacionadas