Super banner

Secretaria de Saúde confirma terceira morte por hantavirose em 2010

Secretaria de Saúde confirma terceira morte por hantavirose em 2010

O secretário municipal de Saúde, Antônio Marcos Belo, confirmou o quarto caso de hantavirose e a terceira morte em 2010. Um homem de 36 anos (o nome está sendo mantido em sigilo pela secretaria) contraiu a doença e morreu no último dia 27, no Hospital da Casa do Caminho. Ele trabalhava em uma mineradora e a Vigilância em Saúde acredita que ele tenha contraído a doença na zona rural. A primeira morte por hantavirose na cidade neste ano aconteceu em janeiro e a outra foi de uma pessoa que a vigilância tratava como de Ibiá, mas o caso foi registrado mesmo em Araxá.

“A questão da hantavirose preocupa o setor da saúde porque é uma virose recente, descoberto a menos de 20 anos nos Estados Unidos e, por enquanto, não há uma medicação que faça face a esse vírus”, diz Antônio Belo.

Para o secretário, algumas atividades requerem mais atenção da população. “É preciso a prevenção principalmente ao se fazer um paiol, que deve estar a pelo ao menos 30 metros da residência. Quando lidar com esse paiol é necessária a utilização de máscaras porque a infecção vem por meio da poeira e o contato. Também há a questão das mineradoras que atua no campo, onde é o habitat do rato silvestre, agente transmissor do vírus”, diz.

Segundo Antônio Belo, o Setor Municipal de Vigilância em Saúde realiza palestras de conscientização e faz visitas de campo em locais vulneráveis.

Caso importado

Um araxaense está internado na Santa Casa desde a semana passada com suspeita de hantavirose. De acordo com o secretário, ele esteve em Tapiraí ajudando familiares em um trabalho com paiol e voltou com os sintomas da doença. A doença foi diagnosticada cedo e o quadro dele é estável.

2009

Casos confirmados – 3

Morte – 1

2010 (janeiro a julho)

Casos confirmados – 4

Mortes – 3

Notícias relacionadas