Secretaria de Saúde foca trabalhos na saúde masculina

Secretaria de Saúde foca trabalhos na saúde masculina

Depois do sucesso da campanha “Outubro Rosa”, realizada em Araxá, entre o final de outubro e início de novembro, é a vez de o público masculino receber atenção especial por parte da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante todo o mês de novembro as unidades de saúde e PSFs estarão desenvolvendo ações voltadas para a prevenção de diabetes e câncer de próstata, através de intervenções nas salas de espera, palestras e grupos educativos. No dia 30, acontecerá uma ação coletiva no bairro Urciano Lemos com vários serviços direcionados ao público alvo da campanha.

A Secretaria Municipal de Saúde já designou todo o contingente dos órgãos de saúde local para a campanha e encomendou seis mil folders com informações sobre diabetes e câncer de próstata para serem distribuídos em toda a cidade.

O Novembro Azul está mobilizando órgãos públicos e privados de todo o país no sentido de despertar no homem a importância da prevenção destas doenças. Vale lembrar que o Câncer de Próstata é o segundo que mais atinge homens no Brasil, sendo diagnosticados 60 mil novos casos a cada ano.

Até 2012 o Instituto Nacional do Câncer havia registrado 60.180 casos da doença do país. O mesmo levantamento apurou que em 2010 foram registradas em torno de 12.780 mortes, média de uma morte para cada cinco casos diagnosticados.

O Câncer de Próstata atinge principalmente homens na casa dos 60 anos de idade, porém os órgãos de saúde aconselham o acompanhamento preventivo depois dos 45 anos.

Notícias relacionadas