Super banner
Super banner

Secretaria promove city tour com empresários nos principais pontos turísticos de Araxá

Secretaria promove city tour com empresários nos principais pontos turísticos de Araxá

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias está promovendo um city tour nos principais pontos turísticos de Araxá com empresários do setor e imprensa.

O ponto de saída foi no Centro de Informações Turísticas (antiga rodoviária), às 8h30, com destino ao Parque do Cristo, que tem uma bela vista panorâmica da cidade. A segunda parada foi na Fundação Cultural Calmon Barreto (FCCB), onde os visitantes conheceram a fábrica de artesanato (tear antigo) e foram recepcionados com um café da manhã.

A manhã do city tour continuou com a visita aos museus Histórico Dona Beja, Calmon Barreto e Memorial de Araxá. Logo depois os visitantes foram ao Centro de Desenvolvimento Ambiental da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração e almoçaram no restaurante da mineradora.

Durante a tarde, os pontos visitados foram o Horizonte Perdido e o Grande Hotel. De acordo com a secretária Alda Sandra Barbosa Marques, o objetivo do city tour é despertar o interesse nos empresários para que tenham um conhecimento maior sobre os pontos turísticos e história de Araxá.

“Durante as reuniões que promovemos nesses dois meses de governo sentimos que a maioria do trade turístico não tem conhecimento de todos os pontos da cidade. Precisamos vender o nosso turismo para que as pessoas tenham as informações corretas. Com mais atrativos, elas permanecem mais dias na cidade”, afirma Alda Sandra.

A secretária acrescenta que o turismo de negócios em Araxá está consolidado e uma das metas da prefeitura é alavancar o turismo de lazer.

“Temos vários projetos para os quatro anos de governo, como a revitalização da avenida Antônio Carlos, o Espaço do Conhecimento (área do antigo mercado municipal) que será construído pela CBMM, além de espaços multiusos para que o turista tenha mais atrativos”, diz.

<strong>Pontos turísitcos

Mirante do Cristo – está situado no alto de Santa Rita, de onde se tem uma visão panorâmica de boa parte de Araxá. O acesso pode ser feito pela escadaria da avenida Dâmaso Drummond (236 degraus) ou pela entrada da avenida Washington Barcelos. O local também conta com restaurante.

Árvore dos Enforcados – uma lenda da cidade conta que três escravos que mataram o seu senhor foram capturados e enforcados na árvore no alto de Santa Rita. A lenda diz que nas noites frias de ventania ainda se ouve os gemidos de dor desses escravos. O local abriga o Centro de Referência da Cultura Negra que tem um pequeno memorial em homenagem a pessoas da raça negra que fazem parte da história de Araxá.

Fundação Cultural Calmon Barreto – a antiga Estação Ferroviária, restaurada e tombada pelo patrimônio histórico municipal, foi instituída em 1984 como fundação. A entidade atua como órgão responsável pelas ações culturais de Araxá. O local abriga a fábrica de artesanato e grande acervo (fotos, jornais, documentos) histórico de Araxá.

Museu Histórico Dona Beja – com o nome da famosa figura feminina mineira Ana Jacinta de São José (Dona Beja), o museu abriga objetos e documentos relativos à história e tradições de Araxá. O casarão construído na segunda metade do século XIX foi adquirido e doado ao município por Assis Chateaubriand, em 1965.

Museu Calmon Barreto – óleos, aquarelas, gravuras, medalhas e esculturas do maior artista araxaense Calmon Barreto, que contou a história de Araxá através de suas obras.

Memorial de Araxá – resgata a memória dos cidadãos que ajudaram a construir a cidade. Possui um rico e variado acervo que retratam histórias e costumes de Araxá.

Centro de Desenvolvimento Ambiental (CBMM) – conta com animais típicos da fauna do Cerrado que recebem cuidados de veterinários e pesquisadores. Há também um viveiro com mudas de plantas típicas do Cerrado, que são doadas para os funcionários e moradores.

Horizonte Perdido – o Morro da Ventania, também conhecido como Horizonte Perdido, possui um mirante natural com uma bela vista. O local também conta com trilhas ecológicas e rampa de paraglider e asa delta para os adeptos de esportes radicais.

Grande Hotel – situado no ponto turístico mais visitado de Araxá, o Barreiro, sua construção aconteceu entre 1937 e 1944, por iniciativa do presidente Getúlio Vargas e governador de Minas, Benedito Valadares. Primeiramente, funcionou como hotel-cassino e tem um interior sofisticado e luxuoso. Abriga também as Termas, um centro estético que tem banhos com lama negra, piscina emanatória e outros.

Fonte: Centro de Informações Turísticas – praça Coronel Adolfo, 10, Centro. (34) 3661.6165.

Notícias relacionadas