Super banner

Secretaria realiza Avaliação da Educação Básica no Estado

Secretaria realiza Avaliação da Educação Básica no Estado

Serão realizadas, até esta sexta-feira (13), as provas do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb) em todos os 853 municípios de Minas Gerais. Participam cerca de 1,8 mil alunos. Serão avaliadas 11 mil escolas da rede estadual e das redes municipais de ensino. Cada uma das 46 Superintendências Regionais de Ensino definirá o dia em que as escolas de sua jurisdição aplicarão as provas.

O Proeb é uma avaliação censitária que monitora o desempenho acadêmico dos alunos das escolas públicas de Minas Gerais, do 5º e 9º anos do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática. O foco deste Programa é a escola – é avaliado o desempenho de cada unidade de ensino a partir dos resultados do Proeb.

Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública

O Proeb é um dos programas de avaliação do Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública de Minas Gerais (Simave), que constitui uma das principais políticas da Secretaria de Estado de Educação (SEE). O Proeb identifica as dificuldades de aprendizagem do aluno, permitindo à escola criar propostas de intervenção pedagógica e trabalhar pela melhoria da qualidade do ensino.

Os dados coletados são um importante instrumento para a gestão do sistema público de educação do Estado por oferecerem um diagnóstico sistemático das redes estadual e municipais de ensino e fornecerem informações para subsidiar a definição de políticas educacionais e o planejamento de suas ações.

O Simave é composto pelos programas de avaliação Proalfa e Proeb, ambos censitários. O Proalfa avalia grau de leitura das crianças do ciclo inicial de alfabetização. As avaliações são promovidas pela Secretaria de Estado de Educação e realizadas por instituições externas vinculadas a universidades federais sediadas em Minas Gerais.

Notícias relacionadas