Super banner
Super banner

Segunda Conferência Municipal da Juventude é sucesso em Araxá

Segunda Conferência Municipal da Juventude é sucesso em Araxá

Foto: Ascom PMA

Aconteceu no anfiteatro do Colégio Luiz Antônio Correia de Oliveira (Polivalente), a Segunda Conferência Municipal da Juventude, evento que visa discutir diretamente com os jovens, políticas públicas como forma de melhorias para problemas que afligem a classe atualmente.

O fórum ficou dividido em nove eixos, dentro dos quais foram tratados assuntos como, drogas, sexualidade e empregabilidade. Como resultado foram eleitas oito propostas que, segundo os participantes, merecem mais atenção por parte dos governos estaduais e municipais. Essas reivindicações serão apresentadas durante a conferência estadual, que acontecerá em Araxá no mês de novembro.

Na ocasião ainda foram eleitos dois delegados que vão representar Araxá durante o fórum estadual. Estes terão a incumbência de apresentar e defender as ações selecionadas aqui como metas a serem atingidas no mais curto prazo possível.

Da conferência estadual sairão algumas das propostas selecionadas em todos os municípios participantes, estas serão encaminhadas à Secretaria de Estado de Esporte e Juventude, que irá avaliar cada situação por uma comissão específica que vai direcioná-las à assembléia legislativa do estado como projetos de lei.

A conferência contou com a participação do Superintendente de Mobilização Jovem da Secretaria de Estado de Esporte e Juventude, Tomás Lafetá, que acompanhou de perto todo o debate. Tomas elogiou a participação e a mobilização da juventude local nesse sentido. “Em todos os municípios que passamos, principalmente em Araxá, a aceitação tem sido grande. Os jovens vêem estas ações de maneira muito positiva, pois se trata de um momento em que eles podem propor suas ideias e estas ideias podem ser transformadas em políticas”, salientou.

Um dos temas mais debatidos foi o acesso ao trabalho, para o superintende esse é um dos carros chefe para o fortalecimento da economia. “Nós universalizamos a educação, mas nós ainda temos um problema, em que a economia não cresce e não gera postos de trabalho para os jovens”, destacou.

A estudante Bruna Arantes, 20 anos, foi uma das delegadas escolhidas para representar Araxá no fórum estadual em novembro. Bruna, que também é uma das idealizadoras do projeto na cidade, acredita que o resultado foi positivo e fala a respeito da importância desta mobilização. “Não é só focar nos problemas, é necessário buscar as soluções e participar realmente. É hora da gente participar”, disse.

Notícias relacionadas