Super banner

Semana da Conciliação em Araxá tem 200 audiências agendadas

Semana da Conciliação em Araxá tem 200 audiências agendadas

O Fórum de Justiça de Araxá e o Juizado Especial realizam até sexta-feira (11) 200 audiências agendadas dentro da Semana de Conciliação. De acordo com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), 151 mineiras aderiram ao movimento, envolvendo 300 varas judiciais.

Já é a quarta vez que o TJMG participa do Movimento Nacional pela Conciliação, coordenado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e 80% casos foram resolvidos durante a ação.

A Semana da Conciliação em Minas Gerais já conta com mais de 17 mil audiências agendadas na Justiça Comum e nos Juizados Especiais. Participam também do movimento, os Juizados de Conciliação, as Centrais de Conciliação e a Central de Conciliação de Precatórios do TJMG.

As audiências de conciliação são realizadas durante todo o ano no Judiciário. No entanto, há ocasiões em que o esforço é intensificado, como ocorreu em setembro passado, em que foram conciliados processos distribuídos até dezembro de 2005, e, agora, em dezembro.

A conciliação é um meio amigável de resolver os conflitos. As decisões cabem aos envolvidos, e o conciliador atua como facilitador do acordo. Com a conciliação, evita-se o confronto na Justiça, que pode gerar processos caros e demorados.

Notícias relacionadas