Super banner
Super banner

Semana do Deficiente em Araxá tem como tema a vivência e cidadania

Araxá comemora a nona edição da Semana da Pessoa com Deficiência e traz uma extensa programação através de debates, palestras, passeata, baile e jogos especializados. O evento foi aberto nesta segunda-feira (25), às 20h, no Cine Teatro Brasil, e o encerramento acontece no domingo (31), às 10h, no Colégio São Domingos. A semana é uma realização da Associação de Assistência a Pessoa com Deficiência de Araxá (Fada), Associação dos Surdos de Araxá (ASA) e Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais de Araxá (Apae).

“A acessibilidade é o início de qualquer exercício de cidadania, o direito primitivo de ir e vir. Temos ganhos, mas há ainda muita coisa a ser feita”, afirma a diretora administrativa da Fada, Maria da Conceição de Aguiar Santos (Cota).

Ela afirma que após as comemorações da Semana do Deficiente uma carta aberta com propostas, sugestões e cobranças captadas durantes os debates será enviada aos poderes públicos municipal, estadual e federal para o cumprimento da legislação da acessibilidade.

Programação

Nesta quarta-feira (27), a Fada promoveu o debate “Acessibilidade – Vivência e Cidadania”, tema da semana para este ano, das 8h às 12h. Na quinta-feira (28), acontece a Palestra Acessibilidade, a partir das 15h, no Virgilius Palace Hotel. Na sexta-feira (29), a tradicional passeata começa na Igreja Matriz de São Domingos, a partir das 9h, e percorre as principais ruas da cidade.

No sábado (30), é a vez da abertura dos jogos especializados, a partir das 8h, no Colégio São Domingos, que recebe o basquete em cadeiras de rodas, das 9h às 18h. O atletismo acontece no Centro Universitário do Planalto de Araxá, das 9h às 18h, e o goalboal será realizado na Escola Estadual Delfim Moreira, também das 9h às 18h.

Além de Araxá, os jogos vão ter a participação das delegações de Belo Horizonte, Uberaba, Patos de Minas, Formiga e Franca (SP). No sábado também acontece o tradicional baile “Amigos da Fada”, a partir das 21h, no Girassol Clube de Campo.

Notícias relacionadas