Super banner

Semana do Idoso levanta debate sobre direitos da terceira idade

Semana do Idoso levanta debate sobre direitos da terceira idade

Abertura da Semana do Idoso no Sesc Araxá - Foto: Jorge Mourão

Da Redação/Isabella Lima – A Semana do Idoso em Araxá acontece entre os dias 15 e 19 de outubro, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, e oferece diversas atividades para a comunidade. Com o tema ‘Rompendo o Silêncio’, o evento promove a conscientização dos direitos da população idosa. O evento foi aberto oficialmente no Sesc Araxá.

A promotora de Justiça curadora do Idoso, Mara Lúcia Silva Dourado, explica que o idoso tem os mesmos direitos de qualquer cidadão, mas com o diferencial do atendimento prioritário. Para ela, falta conhecimento do público.

“A população idosa ainda carece de muita informação. Muitos idosos, em razão da falta de instrução, não procuram seus direitos. Cabe a cada município ficar responsável pelo cumprimento dos direitos e acolher todos os idosos que venham a cair numa situação de risco”, afirma.

Abertura da Semana do Idoso no Sesc Araxá - Foto: Jorge Mourão

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Humano, Ronaldo José Fonseca, Araxá tem cerca de 8 mil idosos. Ele reforça a opinião da promotora sobre a falta de informação e diz que, mesmo com o Estatuto do Idoso completando nove anos, ainda é pequena a população que tem conhecimento sobre os direitos da pessoa idosa.

“Esse tema ‘Rompendo o Silêncio’ foi escolhido no sentido de despertar a consciência da comunidade com relação a essa parcela tão importante da nossa população. Esse evento é muito importante no sentido de conscientização.”

Programação

Terça (16)

14h – Tarde de Saúde no Sest/Senat em parceria com Sesc, Sesi, Senac e Secretaria Municipal de Saúde. Várias atividades voltadas para a saúde do idoso: orientação nutricional, avaliação e orientação sobre saúde bucal, avaliação de fonoaudiologia, psicologia, exercícios e fisioterapia, jogos de memória, entre outros.

Quarta (17)

9h – Manhã de mobilização e articulação sobre os direitos do idoso no Creas, órgão responsável pelos atendimentos referentes a direitos violados do idoso.

14h – Apresentação Banda de Música e Grupo BatuCras.

14h30 – Oficinas de Artesanato – Reciclando com Jornal e Latinhas de Extrato de Tomate.

Quinta (18)

14h – Tarde no Uniaraxá – Unisênior, com apresentação de Teatro das Crianças da Casa Lar. Apresentação do Grupo de Dança Reviver (Grupo de Idosas do Sesc Araxá). Apresentações do Unisênior (surpresa).

17h – Bingo realizado pela Equipe de Esportes do Sesc Araxá.

Sexta (19)

8h às 12h – Capacitação de profissionais que trabalham com idosos no município. Local: SestSenat – Palestra “Rompendo o Silêncio”

14h – Bingo no Sesc

20h – Tradicional Baile para os idosos na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Araxá.

Notícias relacionadas