Super banner

Semana do Meio Ambiente destaca educação e sustentabilidade

Semana do Meio Ambiente destaca educação e sustentabilidade

A Semana do Meio Ambiente em Araxá acontece esta semana com diversas atividades pautadas na educação ambiental em prol da sustentabilidade. O evento é promovido pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), com apoio de escolas e empresas parceiras.

A abertura ocorreu no domingo (5) com a palestra “Bicicleta, um caminho para a sustentabilidade), durante o 14º Desafio Morro da Onça de Mountain Bike, na praça Célia Montandon, no bairro Mangueira 1.

Nesta segunda, a partir das 9h, no Teatro Municipal, em parceria com a Secretaria Especial de Turismo e Eventos, palestra da Polícia Militar de Meio Ambiente sobre tráfico de animais, tema este proposto pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

As atividades continuam na terça (7) e na quinta (9), com oficinas nas escolas do município abordando o tema “Meio Ambiente construído e desafios para acessibilidade”.

Na quarta (8), às 8h30, a Semana do Meio Ambiente conta com a abertura oficial do Projeto Cientistas do Cerrado, que conta com parceria da Prefeitura Municipal de Araxá, por meio das Secretarias de Educação e de Turismo e Eventos, da Sala Verde e do IPDSA.

A ação privilegia projetos pedagógicos que oportunizam a alunos e professores conhecimentos dos aspectos ambientais da empresa e das suas atividades de conservação da biodiversidade do Cerrado.

Na sexta-feira (10), encerramento da semana acontece com o projeto Cultivando Água Boa, com visitas a propriedades localizadas na bacia do Córrego Feio, com objetivo de realizar um diagnóstico sobre a realidade socioambiental desse manancial.

O Cultivando Água Boa parte do reconhecimento da água como recurso universal e, portanto, um bem pertencente a todos. Trata-se de uma estratégia local para o enfrentamento de uma das mais graves crises com as quais a humanidade já se defrontou: as mudanças climáticas, que põe em risco a sobrevivência humana e estão diretamente relacionadas com a água e seus usos múltiplos, como a produção de alimentos e de energia, o abastecimento público, o lazer e o turismo.

Todas as atividades são alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado anualmente no dia 5 de junho.

Notícias relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *