Semana do Trânsito convida comunidade para ???Um Dia Na Cidade Sem Meu Carro???

Semana do Trânsito convida comunidade para ???Um Dia Na Cidade Sem Meu Carro???

A Semana Nacional de Educação e Segurança no Trânsito em Araxá pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte na manhã desta segunda-feira (21), em solenidade realizada na sala de reuniões do Gabinete da prefeitura, com a presença de autoridades e educadores do setor. As comemorações acontecem até o próximo sábado (26).

A principal novidade para este ano é a implantação do projeto mundial “Um Dia Na Cidade Sem Meu Carro”. A mobilização acontece nesta terça-feira (22) no Centro da cidade e o objetivo é fazer com que a comunidade busque alternativas de transporte para ir ao trabalho ou demais atividades como bicicleta, andar a pé ou transporte público.

“Este é o primeiro ano que aderimos a esta jornada que é mundial e a nossa proposta é buscar a conscientização da população em relação à questão ambiental, ao grande volume de veículos que temos em Araxá, cerca de um para cada 2,5 pessoas, e substituição do meio de transporte particular”, destaca a chefe do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito, Vivany Antunes Gomes.

De acordo com o comandante de Policiamento de Araxá do 37° Batalhão de Polícia Militar (BPM), capitão Eurípedes Lemos, o município tem cerca de 40 mim veículos emplacados e outros 3 mil itinerantes.

“A estrutura de Araxá, principalmente na região central, deixa a desejar e não está suportando o grande fluxo de veículos. Temos ruas estreitas e precisamos de um planejamento pela nossa engenharia de trânsito para buscar uma melhor solução”, aponta.

Baú do Trânsito

A abertura também lançou o projeto itinerante Baú do Trânsito – cinco baús compostos por bibliografias de educação para o trânsito irão percorrer todas as escolas públicas de Araxá para o desenvolvimento de atividades com os alunos. Cada baú contempla um setor da cidade (Centro, Leste, Oeste, Norte e Sul), além da zona rural.

A primeira etapa do projeto acontece nas escolas municipais e depois segue para as estaduais.

Além dos entrevistados, também estiveram presentes na solenidade o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, João Bosco Borges; a secretária municipal de Educação, Giovana Mesquita de Paula Guimarães; a supervisora municipal de Educação para o Trânsito, Lenda Maria Martins; além representantes de segurança pública e parceiros das comemorações.

Todas as atividades contam com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Estradas de Rodagens de Minas Gerais (DER/MG), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Vera Cruz Transportes e Turismo.

Notícias relacionadas