Super banner

Semana do Trânsito convida comunidade para ???Um Dia Na Cidade Sem Meu Carro???

Semana do Trânsito convida comunidade para ???Um Dia Na Cidade Sem Meu Carro???

A Semana Nacional de Educação e Segurança no Trânsito em Araxá pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte na manhã desta segunda-feira (21), em solenidade realizada na sala de reuniões do Gabinete da prefeitura, com a presença de autoridades e educadores do setor. As comemorações acontecem até o próximo sábado (26).

A principal novidade para este ano é a implantação do projeto mundial “Um Dia Na Cidade Sem Meu Carro”. A mobilização acontece nesta terça-feira (22) no Centro da cidade e o objetivo é fazer com que a comunidade busque alternativas de transporte para ir ao trabalho ou demais atividades como bicicleta, andar a pé ou transporte público.

“Este é o primeiro ano que aderimos a esta jornada que é mundial e a nossa proposta é buscar a conscientização da população em relação à questão ambiental, ao grande volume de veículos que temos em Araxá, cerca de um para cada 2,5 pessoas, e substituição do meio de transporte particular”, destaca a chefe do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito, Vivany Antunes Gomes.

De acordo com o comandante de Policiamento de Araxá do 37° Batalhão de Polícia Militar (BPM), capitão Eurípedes Lemos, o município tem cerca de 40 mim veículos emplacados e outros 3 mil itinerantes.

“A estrutura de Araxá, principalmente na região central, deixa a desejar e não está suportando o grande fluxo de veículos. Temos ruas estreitas e precisamos de um planejamento pela nossa engenharia de trânsito para buscar uma melhor solução”, aponta.

Baú do Trânsito

Semana do Trânsito convida comunidade para ???Um Dia Na Cidade Sem Meu Carro??? 1

A abertura também lançou o projeto itinerante Baú do Trânsito – cinco baús compostos por bibliografias de educação para o trânsito irão percorrer todas as escolas públicas de Araxá para o desenvolvimento de atividades com os alunos. Cada baú contempla um setor da cidade (Centro, Leste, Oeste, Norte e Sul), além da zona rural.

A primeira etapa do projeto acontece nas escolas municipais e depois segue para as estaduais.

Além dos entrevistados, também estiveram presentes na solenidade o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, João Bosco Borges; a secretária municipal de Educação, Giovana Mesquita de Paula Guimarães; a supervisora municipal de Educação para o Trânsito, Lenda Maria Martins; além representantes de segurança pública e parceiros das comemorações.

Todas as atividades contam com a parceria da Secretaria Municipal de Educação, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Departamento de Estradas de Rodagens de Minas Gerais (DER/MG), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e Vera Cruz Transportes e Turismo.

Notícias relacionadas