Super banner
Super banner

Semana nacional e estadual de prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas

Semana nacional e estadual de prevenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas

É realizada anualmente a Semana Estadual de Prevenção às Drogas, instituída pela Lei nº 12.615, de 23 de setembro de 1997, e alterada pela Lei nº 16.514, de 22 de dezembro de 2006, com o objetivo de mobilizar e sensibilizar os diferentes atores sociais para ações voltadas à prevenção do uso abusivo de drogas e promoção da saúde e qualidade de vida dos mineiros.

Em Araxá várias instituições governamentais e não governamentais estão sensíveis ao tema e neste ano irão desenvolver uma série de ações que terão por objetivo levar a comunidade Araxaense a refletir sobre a urgência de políticas de prevenção e enfrentamento ao uso/consumo de drogas, sobre a necessidade do caráter permanente das intervenções e também sobre a importância do envolvimento maior de todos os segmentos sociais nessa luta.

A prevenção ao uso/consumo de drogas é um tema que deve ser abordado sem qualquer tipo de censura ou reserva, pois só assim nossas ações se tornarão efetivas e os resultados positivos poderão ser colhidos, mesmo que a médio ou longo prazo. Essa luta, da qual devem participar todas as pessoas de bem, passa, necessariamente, pelo fortalecimento do trabalho em rede, pela informação, pela capacitação dos agentes de atendimento e pela educação continuada.

Dentre as atividades programadas para a semana serão realizadas várias palestras em escolas e empresas da cidade. No úlitmo dia 13, foi realizada a formatura da primeira turma de 2013 do PROERD – Programa Educacional de Resistência as Drogas. Neste evento cerca de 700 crianças receberam o diploma de conclusão do curso e fizeram o compromisso de ficar longe das drogas e da violência.

Hoje, as 19h30, será realizado no Centro Cultural do SESC uma palestra com o tema “Conversando sobre álcool e outras drogas”, que será ministrada pela doutora em Psicologia Médica Maria Luiza Segatto.

No dia 18, as 21h, será realizada no UNIARAXÁ uma palestra com o tema “Prevenção e redução do consumo de álcool, tabaco e outras drogas”, a ser ministrada pelo Professor Francisco Ilídio Ferreira Rocha.

No dia 23, às 9h, será realizado um passeio ciclístico que sairá do Estádio Municipal Fausto Alvim, com destino ao Barreiro, onde será realizado sorteio de brindes e teremos outras várias atividades, como rua do lazer, apresentações artísticas e culturais, aferição de pressão arterial, aulas de spinning, alongamento, consultório itinerante, dentre outras.

No dia 28, durante todo o dia, será realizado no Virgílius Palace Hotel o II Seminário Regional sobre Álcool e outras Drogas, com apresentação de várias palestras sobre os seguintes temas: Internação Compulsória, Comunidades Terapeuticas, Tratamento Farmacológico e demais tratamentos relacionados ao Uso de Álcool e outras Drogas; e Juventude em Contexto de Vulnerabilidade; Criminalidade e Drogas. No evento será realizado ainda apresentações artísticas e apresentação dos resultados do Projeto “Uma vida sem Drogas: Eu curto!”.

Para o mês de julho está sendo programada, ainda, numa parceria com a Fundação ACIA, a apresentação de uma peça teatral para a comunidade Araxaense. A peça irá abordar os estágios de contato com as drogas e a triste realidade do dependente.

Participam das ações da Semana de Prevenção às Drogas as seguintes instituições:

– 37º Batalhão da PM;

– Conselho Comunitário de Segurança Pública de Araxá – CONSEP;

– Prefeitura Municipal de Araxá;

– Rotary Clube Araxá Norte;

– Núcleo de Apoio à Família de Toxicômano e Alcoólatra (NAFTA);

– SOPROH – Fazenda Senhor Jesus de Araxá;

– Ciclo Araxá;

– SESC;

– SEST/SENAT;

– Fundação Rio Branco;

– Academias Mergulho, Marta e Hidromania;

– Tiro de Guerra 04.001;

– Narcóticos Anônimos;

– UNIARAXÁ;

– GRANÇUCAR TRANSPORTES LTDA;

– CBMM;

– Corpo de Bombeiros de Araxá.

Uma vida sem drogas 2013

Notícias relacionadas