Super banner
Super banner

Sempre Um Papo abre programação 2014, em Araxá, com Xico Sá

Sempre Um Papo abre programação 2014, em Araxá, com Xico Sá

Sempre Um Papo abre programação 2014, em Araxá, com Xico Sá

Xico Sá, um polivalente das letras e da mídia, é o convidado de abertura da edição 2014 do Sempre Um Papo e do Circuito CBMM de Cultura, no dia 24 de fevereiro, segunda-feira, às 19h30, no Uniaraxá. No evento, debate e lançamento do livro “Big Jato” (Companhia das Letras) e conversa sobre o tema “Futebol, Crônica e Romance”. Nascido no Crato, Ceará, Xico Sá tornou-se um dos mais destacados nomes da crônica contemporânea brasileira.  Começou a carreira de jornalista no Recife e atuou muitos anos como repórter investigativo. É colunista da Folha de S.Paulo e comentarista de diversos programas de TV, entre eles, “Amor & Sexo”, com Fernanda Lima. Escreve com regularidade o blog xicosa.blogfolha.uol.com.br.

Big Jato

Em Big Jato, Xico Sá cria, a partir de suas memórias, um retrato afetivo de uma juventude passada no Cariri. Estão lá os primeiros encontros com o amor e o rock. As paisagens e as pessoas que ele encontrou. As mudanças nas relações familiares. Um delicado mosaico das descobertas do garoto que enfrenta todas as dificuldades da entrada na vida adulta. O enredo remota o início da década de 1970, no Vale do Cariri. Um caminhão, apelidado carinhosamente de Big Jato, é destinado a esvaziar as fossas das casas sem encanamento do Crato. No para-choque, a frase “DIRIGIDO POR MIM, GUIADO POR DEUS”. O garoto ao lado do motorista pensa: “Não sou um nem o outro”.

O caminhão faz parte da vida do garoto. Com seu pai, percorre as ruas da cidade lidando com o dejeto alheio, enquanto acompanha um mundo em transformação. Assim como sua própria infância, algo ali parece estar chegando ao fim, e as mudanças não passam despercebidas aos dois. Leitores familiarizados com as crônicas e participações televisivas do autor podem se deparar no livro com o mesmo olhar lírico e, frequentemente, hilariante, que Xico costuma dedicar aos relacionamentos e ao futebol. Mas irão se surpreender com a ficção do autor. O que emerge de Big Jato é uma prosa madura, uma novela capaz de encapsular um tempo e um espaço onde humor e drama ocorrem nos pequenos momentos do dia a dia. E na boleia do Big Jato, com os Beatles tocando no rádio. A obra ganhou um espetáculo teatral em cartaz no Rio de Janeiro, com turnê prevista para outras cidades. 

Sempre Um Papo

Criado pelo gestor cultural Afonso Borges, há 28 anos, o “Sempre Um Papo – Literatura em Todos os Sentidos” promove a difusão do livro e seu autor através de lançamentos de livros antecedidos por debates informais. Já atuou em mais de 30 cidades brasileiras, e realizou mais de 5.000 eventos com um público presente estimado em 1,6 milhão de pessoas. O encontro presencial converge para a televisão, sendo exibido, aos sábados e domingos, na TV Câmara. Desdobra-se para a série de DVDs educativos “Cultura Para a Educação”, em sua sexta edição, distribuído para mais de 6.000 escolas brasileiras, gratuitamente. E no site www.sempreumpapo.com.br, estão disponíveis mais de 300 programas com escritores, além de seminários. Com o programa “Ler Convivendo”, em vigor há 8 anos, adota bibliotecas comunitárias em Minas Gerais ao promover 3 atividades: doação de livros, palestras com escritores e capacitação de voluntários. Há dois anos Afonso Borges conduz, na Rádio CBN Belo Horizonte, o boletim “Mondolivro – o blog sonoro da literatura”.

Serviço

Sempre Um Papo com Xico Sá

Data/Horário: 24 de fevereiro, segunda-feira, às 19h30

Centro de Convivência do UniAraxá – Av. Ministro Olavo Drummond, 05, São Geraldo

Entrada gratuita

Notícias relacionadas