Super banner
Super banner

Senac Araxá leva qualificação para cidades do interior mineiro

Senac Araxá leva qualificação para cidades do interior mineiro

Marcelo Brito (Comercial Senac Araxá), Neusa Ribeiro (prefeita de Serra da Saudade) e Maria Aparecida Basílio (Comercial Senac) - Divulgação

Da Redação/Via Ascom – O crescimento comercial das cidades do interior de Minas faz com que a procura por mão de obra qualificada aumente na região. Para atender a esta demanda do mercado de trabalho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Araxá oferece cursos voltados à formação e qualificação da comunidade, proporcionando a capacitação de profissionais em cerca de 24 municípios nas regiões do Alto Paranaíba e Alto São Francisco.

Serra da Saudade é uma das cidades parceiras do Senac. O município com 815 habitantes é conhecido como o menor de Minas Gerais e o segundo menor do Brasil, sendo maior apenas que Borá, no interior de São Paulo. Neste semestre, a unidade está qualificando cerca de 100 profissionais no município, ou seja, um oitavo da população em cursos na área da beleza (Cabeleireiro) e hospitalidade (Garçom e Garçonete, Pizza, Bombons e Salgados e Canapés).

Segundo a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Maria Aparecida Cardoso, a capacitação vai ajudar a suprir às demandas e contribuir para o desenvolvimento do município.

“Percebemos a faltam de profissionais capacitados para atender estes setores e procuramos o Senac. A parceria esta proporcionando aos  moradores a oportunidade de ter uma profissão, adquirindo conhecimentos técnicos e habilidades para desenvolver um trabalho de qualidade”, conta.

Ainda de acordo com Maria, os benefícios da qualificação profissional vão além do crescimento financeiro. “A capacitação também esta ajudando a elevar a autoestima dos participantes. Estes cursos vieram na hora certa”, reforça a coordenadora.

De acordo com o diretor da unidade, Ulisses Guimarães, cada vez mais os municípios estão investindo na capacitação dos moradores. “Esta prática gera benefícios para as cidades, que não precisam buscar profissionais em outras regiões e também para os trabalhadores, que encontram no próprio município oportunidades de conquistar um espaço no mercado de trabalho,” destaca.

Em cinco anos, a unidade já qualificou mais de 20 mil alunos de Araxá e região. A meta para este ano é qualificar mais de quatro mil pessoas. “Estamos promovendo a capacitação para que os profissionais cheguem ao mercado de trabalho cada vez mais preparados”, conclui o diretor.

Notícias relacionadas