Super banner

Servidores e bombeiros na reta final do curso exigido pela Anac

Servidores e bombeiros na reta final do curso exigido pela Anac

Bombeiros e servidores da prefeitura terminam hoje (15) a parte prática do curso Especializado em Contraincêndio e Salvamento em Aeródromos (Cecis), que permitirá a atuação no Aeroporto Municipal Romeu Zema, conforme exigência da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O curso é de responsabilidade da Diretoria de Engenharia da Aeronáutica (Direng) da Força Aérea Brasileira (FAB).

Os participantes recebem conhecimentos básicos de combate ao incêndio, desde a manipulação de extintores até as questões de segurança nas instalações e no trabalho. Eles também têm conhecimentos específicos de combate a fogo em aeronaves, táticas de salvamentos e resgate.

Segundo os instrutores, foram utilizados nas chamas do treinamento com extintores portáteis cerca de 3 mil litros de óleo diesel e 600 litros de gasolina. No período da tarde, será realizado o combate a fogo de inflamáveis de grande proporção, que simula um fogo em aeronave.

Servidores e bombeiros na reta final do curso exigido pela Anac 1

“O bombeiro de aeródromo é uma ramificação do bombeiro urbano que todos conhecem. Existem conhecimentos específicos de aeronaves que os bombeiros não têm e nesta turma que se forma também tem os funcionários da prefeitura. Eles também podem atuar no aeroporto caso os bombeiros não possam por uma razão ou outra”, afirmam os ministrantes do curso.

A implantação da brigada de incêndio no Aeroporto e da realização do Cecis em Araxá foram viabilizadas pela administração municipal, em solicitação ao comandante da Aeronáutica, brigadeiro-do-ar Juniti Saito, e ao o diretor do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, brigadeiro-do-ar Ramon Borges Cardoso.

O Cecis teve início dia 5 deste mês e no próximo dia 29 acontece a cerimônia de entrega dos certificados. O curso é ministrado para 30 pessoas por militares da Aeronáutica, sendo 18 bombeiros militares e 12 servidores da prefeitura que trabalham no aeroporto e outros setores.

Notícias relacionadas