Super banner
Super banner

Servidores públicos querem valorização

Servidores públicos querem valorização

Da Redação – Sem a realização do concurso público, o reajuste prometido, as revisões anuais e o plano de cargo e salário para o quadro geral do funcionalismo, servidores araxaenses exigem valorização da profissão. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos das Prefeituras, Câmaras e Autarquias da Microrregião do Planalto de Araxá (Sinplalto), Hely Aires, diz que o funcionalismo público araxaense não tem nada para comemorar no Dia do Servidor Público, comemorado hoje (28).

“O servidor tem que ser valorizado, tanto pessoalmente como profissionalmente. Mais uma vez, vamos comemorar uma data tão importante para o país na expectativa que as reivindicações feitas e as promessas de campanha sejam finalmente cumpridas”, afirma.

De acordo com ele, é inadmissível que profissionais da mesma área, com a mesma função, recebam salários diferentes. “É claro que o tempo de casa implica em uma diferença salarial, mas a distorção não pode existir. A partir de 2011, vamos cobrar um compromisso maior do prefeito Jeová Moreira da Costa. O que mais o servidor deseja é a sua valorização, o reconhecimento do seu trabalho e benefícios justo para a categoria”, afirma.

“De um modo geral, não existiu a valorização do funcionalismo público araxaense. Pode ter acontecido em alguns setores, mas isso também não é bom. Hoje, temos determinados profissionais sendo valorizados e outros não. Essa diferenciação não pode acontecer”, acrescenta Hely.

Segundo o presidente, outra reivindicação importante do servidor é a disponibilidade dos equipamentos de segurança. “O Ministério do Trabalho determina que qualquer empresa que possua um número acima de 50 funcionários implante a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), um instrumento que os trabalhadores dispõem para tratar da prevenção de acidentes do trabalho, das condições do ambiente do trabalho e de todos os aspectos que afetam sua saúde e segurança. Vamos solicitar ao prefeito Jeová e à Câmara Municipal a implantação da comissão no município. Temos observado que muitos trabalhadores da prefeitura realizando suas funções sem os equipamentos de segurança e isto não pode acontecer.”

Hely diz que um Fórum Comunitário na Câmara Municipal deve ser agendado nos próximos dias para tratar de assuntos ligados à segurança do trabalhador.

“Existe uma expectativa muito grande para implantarmos a Cipa em Araxá, inclusive já tivemos uma rápida conversa com o prefeito Jeová que se demonstrou disposto a implantar esse projeto. As pessoas têm que perceber o equipamento de segurança serve também para que o serviço seja realizado bem. O trabalhador realizando sua função com tranquilidade, seu serviço rende mais.”

O presidente afirma que a administração pública tem que ter mais atenção com as necessidades do servidor público. “O prefeito sabe das reivindicações da categoria, sabe que o servidor deseja ser valorizado e esperamos comemorar o Dia do Servidor Público em 2011 com conquistas, com melhorias para a classe”, acrescenta.

Origem

O Dia do Funcionário (Servidor) Público é comemorado em 28 de outubro. Esta data teve origem em 1939, quando o presidente Getúlio Vargas assinou a lei 1.713 que regulamenta os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos.

Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, entre outros.

Notícias relacionadas