Super banner

Sesc Araxá realiza Semana da Saúde em abril

Sesc Araxá realiza Semana da Saúde em abril

Sesc Araxá realiza Semana da Saúde em abril 1

O Dia Mundial da Saúde (7) terá como tema, em 2015, a Segurança Alimentar. Como parte de suas ações de promoção da saúde e em sintonia com as diretrizes internacionais, o Sesc realiza, a partir do dia 6 de abril (segunda-feira), em Araxá, a Semana da Saúde.

Com o objetivo de orientar a população sobre a importância do cuidado com a alimentação, as equipes do Sesc realizarão uma série de atividades como dinâmicas, exibição de vídeos e orientações educativas na Escola Estadual Eduardo Montandon, até a sexta-feira (10).

O projeto conta com a parceria do Mesa Brasil Sesc, programa de segurança alimentar e combate ao desperdício, que possui uma unidade de coleta e distribuição no Triângulo Mineiro (Uberlândia). Nas atividades realizadas com os alunos de Araxá, haverá orientações com a cartilha do Turminha do Mesa, ação que transmite informações sobre a relação entre a saúde, a alimentação e a sustentabilidade, de forma lúdica, para crianças.

Além de Araxá, outras 16 cidades participam da campanha. Belo Horizonte, Contagem, Santa Luzia, Almenara, Bom Despacho, Governador Valadares, Januária, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Poços de Caldas, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberlândia, Uberaba e Grussaí, no Rio de Janeiro, fazem parte da programação.

Dia Mundial da Saúde

Estabelecido em 1948, o dia 7 de abril aborda um tema definido anualmente pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Em 2015, o assunto discutido será Segurança Alimentar. Segundo dados da instituição, alimentos não seguros, ou seja, que contêm substâncias químicas ou micro-organismos nocivos levam dois milhões de pessoas à morte por ano no mundo – inclusive crianças. Esses alimentos são responsáveis por mais de 200 doenças, que vão desde diarreia até o câncer.

A OMS lançou cinco chaves para uma alimentação mais segura. O objetivo é ajudar a população em geral, fornecedores, manipuladores e preparadores de alimento. As chaves são: mantenha o ambiente limpo; separe alimentos crus de cozidos; cozinhe-os bem; mantenha-os a temperaturas seguras; e use água potável e matérias-primas de qualidade. Na Semana da Saúde promovida pelo Sesc, essas e outras dicas, como aproveitamento integral de alimentos e manipulação adequada, serão repassadas como forma de contribuir para o combate ao desperdício e para mais segurança alimentar e qualidade de vida.

Confira a programação completa:

Dia 06/04

Dinâmica Lavagem das Mãos

Horário: 7h30 às 10h e 13h30 às 17h

Local: Escola Estadual Eduardo Montandon (Av. Vereador João Sena, 473, Centro)

Dia 07/04

Exibição de vídeo sobre higiene e saúde e atividades com a cartilha Turminha do Mesa

Horário: 8h30 às 10h30 e 14h às 17h

Orientação Lavagem das Mãos

Horário: 10h30 às 11h e 13h30 às 14h

Local: Escola Estadual Eduardo Montandon

Dia 08/04

Dinâmica Lavagem das Mãos

Horário: 8h30 às 10h30 e 14h às 17h

Local: Escola Estadual Eduardo Montandon

Dia 10/04

Confecção de cartazes educativos

Horário: 8h30 às 10h30 e 14h às 17h

Local: Escola Estadual Eduardo Montandon

Serviço

Semana da Saúde em Araxá

Local: conforme programação acima

Realização: 6/4 a 10/4

Notícias relacionadas