Super banner

Setor de Epidemiologia anuncia implantação do Projeto de Combate ao Tabagismo

Setor de Epidemiologia anuncia implantação do Projeto de Combate ao Tabagismo

O Setor de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde está desenvolvendo em Araxá a implantação do Projeto de Combate ao Tabagismo, em parceria com o Setor de Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Educação e Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest).

De acordo com o coordenador de Vigilância à Saúde, Elias Pedro Vieira, todo o material informativo e insumos (goma de mascar, adesivos e medicação oral) para a execução do projeto serão fornecidos gradativamente pelo governo federal.

“Em contrapartida, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará profissionais como psiquiatras, psicólogos, biólogos, enfermeiros, farmacêuticos, enfim, toda a equipe multiprofissional. Durante este ano, será realizado treinamento e educação continuada de todos profissionais de saúde e educação, e os professores envolvidos no projeto serão multiplicadores nas escolas”, afirma.

Segundo o coordenador, o projeto será executado nas Unidades de Saúde e Policlínica.

“Paralelamente será efetuada fiscalização sanitária nos estabelecimentos de uso coletivo quanto à proibição de prática do tabagismo nos seus interiores. O projeto visa reduzir os males oriundos do consumo do tabaco, ao mesmo tempo em que educa nossas crianças e adolescentes no sentido de não aderirem ao tabagismo”, acrescenta.

Fumar causa câncer, impotência sexual, doenças pulmonares, amputação de membros, trabalho infantil, aborto e uma série de outros males.

â–º Saiba sobre a Lei Antifumo em Minas, pelo artigo do colunista Rodrigo Rios

Notícias relacionadas