Super banner
Super banner

Setur destaca destinos para pais e filhos aproveitarem o feriado prolongado

Setur destaca destinos para pais e filhos aproveitarem o feriado prolongado

Há quem prefira ficar em casa na Semana da Criança por acreditar que a maioria dos destinos turísticos inclui programações voltadas exclusivamente aos adultos. Mas o que muitos pais não sabem é que em Minas Gerais opções para curtir os dias de folga ao lado dos filhos é o que não faltam. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) elaborou algumas dicas que atendem aos mais variados estilos.

Os destinos mineiros contemplam desde o merecido descanso no sossego do turismo rural a deliciosos banhos em cachoeiras deslumbrantes com paisagens encantadoras e programação específica para as crianças.

Nos 42 circuitos turísticos existentes no Estado, o turista pode escolher a alternativa ideal para a semana de folga, com a certeza de que terá à disposição gastronomia farta, natureza exuberante e momentos harmoniosos em família.

Doce Encanto

Visitantes interessados em desfrutar momentos inesquecíveis em um ambiente de tranquilidade e rara beleza encontram na região de Araxá (375 km de BH) diversos atrativos, entre eles as famosas águas e também passeios para saborear os doces do local e conhecer os encantos de Dona Beja, personagem que faz parte de sua história.

Foi pensando nos filhos – de 10 e 12 anos -, que o empresário Artur Veríssimo optou por passar o feriadão no Grande Hotel e Termas. Ele conta que sempre que pode escapa de Belo Horizonte para recarregar as energias na cidade.

“Nós temos a tranquilidade de aproveitar as atividades dedicadas aos adultos na certeza de que nossos filhos estão aproveitando tanto ou mais que nós”, explica o empresário, que visitou Araxá oito vezes somente este ano.

Diversão na Serra

A advogada Ana Lobato seguiu a recomendação de amigos e foi curtir uma semana em Monte Verde (480 km de BH). “Os hotéis têm uma programação muito boa para a família”, diz.

Ana conta que todas as expectativas foram superadas. “Você pode descansar e seus filhos aproveitam ao máximo. Monitores fazem recreação o tempo todo, a alimentação é adequada, os brinquedos e as animações atenderam as exigências das minhas duas filhas, que têm idades diferentes. Elas adoraram, assim que eu puder, volto lá”, recomenda.

Distrito de Camanducaia, Monte Verde foi considerado recentemente o melhor destino de romance do país, mas também é indicado por oferecer alternativas para divertir tanto os pais quanto os filhos. O lugar também conta com infra-estrutura fora dos estabelecimentos hoteleiros, como campo de paintball, pista de patinação no gelo, aluguel de quadriciclo, passeios a cavalo e muito mais.

Brincando nas Águas

Estrategicamente localizada entre São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a região das Águas é indicada para os que não dispensam a calmaria aliada a um revigorante mergulho em uma das várias estâncias hidrominerais.

Somente os pais sabem o quanto uma criança adora brincar na água. Para os aspirantes a “peixinho”, opção é o que não falta nessa região, farta em nascentes, fontes, piscinas e balneários das estações de água e termais. Conciliar o prazer dos pequenos com um relaxante banho acrescido de propriedades terapêuticas para os adultos, não será tarefa difícil.

Os municípios mais conhecidos da região são Caxambu (370 km de BH) e São Lourenço (400 km de BH). Mas as demais cidades que também fazem parte do mesmo destino não deixam nada a desejar, como Cambuquira, Conceição do Rio Verde, Lambari e Campanha, entre outras.

Descobrindo a Natureza

São Gonçalo do Rio Preto (340 km de BH) está localizado na região dos Diamantes, que abriga também a história de Diamantina. O município chama a atenção pelo patrimônio histórico, cultural e arquitetônico.

A médica, Flávia Naves Givisiez e o marido, Eduardo Mendes, gostam de explorar as belezas naturais escondidas no Parque Estadual Rio Preto, um dos destinos preferidos do casal. Os papais de Mariana ensinam desde cedo os encantos de Minas à única filha, 7. A cada viagem, uma descoberta.

Fazendas de Minas

Pelo menos três vezes ao ano, o advogado Eduardo Oliveira arruma as malas e parte com a esposa e suas duas filhas caçulas (uma de 7 e outra de 6 anos) para o Centro-Norte de Minas Gerais. O clima por lá é marcado pelo sol forte quase durante o ano inteiro. Para se refrescar, Eduardo conta que costuma se hospedar em um dos diversos hotéis-fazenda ou pousadas da região que oferecem contato com a natureza e piscinas com toboágua.

“Augusto de Lima (240 km de BH) e Buenópolis (275 km de BH), por exemplo, oferecem uma estrutura muito boa de hospedagens”, conta. Arvorismo, passeio a cavalo e charrete, treking, e outras brincadeiras são algumas das atividades dedicadas a pais e filhos.

Notícias relacionadas