Super banner
Super banner

Sindicomércio e Sesc apresentam Projeto OdontoSesc para entidades

Sindicomércio e Sesc apresentam Projeto OdontoSesc para entidades

Sesc Odonto Araxá

Em reunião realizada no auditório da Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia), o Sindicato do Comércio Varejista de Araxá (Sindicomércio), juntamente com o Serviço Social do Comércio de Minas Gerais (Sesc-MG), apresentaram aos representantes de entidades assistencias de Araxá, o Projeto Odonto/Sesc, que chega à cidade no mês de julho e se estende até setembro.

O serviço de saúde bucal itinerante é destinado ao atendimento de pessoas carentes, selecionadas pelas entidades sociais e aos empregados do comércio. Uma carreta equipada com quatro consultórios de dentista vai chegar à Araxá no mês que vem, dia 10 começam os atendimentos, em dois períodos diários.

“Os tratamentos oferecidos pelo projeto são restaurações, extrações simples, tratamento de canal, realizamos radiografias dos pacientes que estão em tratamento, serviço de periodontia, limpeza e algumas cirurgias simples. Quando encontramos casos que podem ser mais sérios, orientamos os pacientes e as entidades para que a pessoa receba acompanhamento especializado”, explica Roberta Avelar, cirurgiã dentista que faz parte da equipe da carreta Odonto/Sesc.

Segundo Estevão Xavier, gerente regional do Sesc no Triângulo Mineiro, o projeto em parceria com o Sindicomércio Araxá é um trabalho coletivo. A demanda partiu do Sindicomércio, encaminhada ao Sesc Araxá, que intermediou o caso junto à diretoria geral do Sesc Minas, que aprovou de imediato o pedido e a realização do programa. Para gerir esse atendimento, Sesc e Sindicomércio farão a distribuição de senhas para comerciantes e entidades assistenciais.

Para explicar esse trabalho às instituições de caridade, foi promovida a reunião na noite de terça feira (18) e nela ficou acordado que o Sesc local e o Sindicomércio serão os responsáveis pela distribuição de senhas. “ O critério que é atribuído, e é uma exigência do projeto, é a baixa renda familiar. As pessoas que serão atendidas, além dos comerciários, serão pessoas de baixa renda com renda familiar menor ou igual a três salários mínimos. Esse é o público alvo. O Sindicomércio vai focar nos trabalhadores do comércio, nas empresas da cidade e nós, do Sesc, vamos trabalhar junto às entidades e a outras demandas que venham surgir”, destaca Estevão.

Além de oferecer os tratamentos odontológicos, o projeto conta ainda com serviços de orientação e palestras sobre saúde primária, cuidados com higienização bucal e outros temas, como uso de drogas. Em especial, para a edição de Araxá, o Odonto/,SESC vai fazer um trabalho com algumas empresas, selecionadas pelo sindicato, explica o presidente Emílio Neumann. “O presidente Lázaro, do sistema Fecomércio, disponibilizou isso para nós para atendermos essa quantidade enorme, cerca de 250 pessoas, com mais de 1.500 atendimentos. Além disso, temos uma novidade que é o SESC Saúde na Empresa. Queremos selecionar pelo menos três empresas, que vão receber a equipe do SESC por uma semana. Esses profissionais vão fazer um acompanhamento de perto. E cada vez mais quero buscar mais benefícios, através de mais parcerias, aproveitando principalmente o bom relacionamento da Federação do Comércio de Minas Gerais com o Sindicomércio de Araxá, que está a todo vapor”, ressalta.

As pessoas que tiverem interesse e que são ligadas a alguma entidade filantrópica de Araxá, podem procurar a entidade para saber como participar do projeto na cidade. Já quem não é ligado ou atendido por nenhuma instituição de caridade e se encaixa nos critérios do Programa, pode procurar o Sesc Araxá. Mais informações pelos telefones (34) 3662-2985 ou (34) 3661-3804 e procurar Rejane ou Estevão. Para os comerciários, o Sindicato vai entrar em contato com os empresários, para indicar os empregados que serão atendidos pela carreta do Projeto Odonto/SESC.

Ascom – Sindicomércio Araxá

Notícias relacionadas