Super banner

Sinplalto e Sisems debatem temas para o 8º Congresso da Fesempre

Sinplalto e Sisems debatem temas para o 8º Congresso da Fesempre

Hely Aires e Aldo Liberato - Divulgação

Da Redação/Via Sinplalto – Membros das diretorias Executiva e Regional e coordenadores da Federação Interestadual dos Servidores Públicos Municipais e Estaduais (Fesempre) estiveram presentes no primeiro de debate para definirem a pauta de assuntos do 8º Congresso Interestadual da entidade, que acontece entre os dias 16 e 18 de agosto, no Sesc Venda Nova, em Belo Horizonte.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) e secretário interestadual da Fesempre, Hely Aires, e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Sacramento (Sisems) e diretor da Fesempre, Wanderlei Camargos, participaram do encontro.

No primeiro dia do encontro, o presidente da Fesempre, Aldo Liberato, fez abertura dos trabalhos e abriu a palavra para que todos os inscritos pudessem apresentar temas e subtemas para a realização do congresso.

Os principais temas propostos foram ‘Sindicato autônomo é sindicato estruturado’, ‘Assédio moral e sexual no serviço público’, ‘O papel do sindicalismo nas políticas públicas municipais’, Eleições 2012, pela ética e moralidade na política’, ‘O esporte como política pública municipal nas entidades sindicais’, ‘Aposentadoria especial’, ‘Servidor público: quem o regulamenta’ e ‘A implantação de programas de segurança do trabalho e saúde ocupacional no serviço público municipal’, este proposto pelo sindicalista de Araxá.

Outros assuntos também foram sugeridos pelos participantes do encontro. Além de debater os temas que serão tratados no congresso, a reunião promovida na capital mineira teve como objeto o plano de atuação para o biênio 2012/2013, orientações jurídicas e trabalhistas.

Segundo dia debate as eleições municipais 2012

O segundo dia da reunião debateu a participação da Fesempre nas eleições de 2012. O encontro também promoveu a entrega do livro ‘Vade Mecum’, contendo súmulas, leis complementares, estatutos, CLT, códigos e a Constituição Federal. O objetivo foi dar uma nova ferramenta de trabalho aos dirigentes sindicais para atender as consultas dos servidores municipais e qualificação.

Encontro promovido em Belo Horizonte - Divulgação

De acordo com Hely Aires, a Fesempre e os sindicatos devem estimular as lideranças sindicais para atuarem de forma efetiva nas eleições municipais. “Entendemos que nenhuma representação sindical será completa se deixar de lado a defesa dos interesses e reivindicações dos trabalhadores e de suas famílias junto ao Executivo e ao Legislativo de cada município. No segundo dia de reunião, debatemos a participação da Fesempre no processo eleitoral, e acreditamos que os sindicatos terão uma participação efetiva nas eleições municipais deste ano”, afirma.

Notícias relacionadas