Super banner
Super banner

Sinplalto participa da 7ª Marcha das Centrais Sindicais em Brasília

Sinplalto participa da 7ª Marcha das Centrais Sindicais em Brasília

Hely Aires durante manifesto em Brasília - Divulgação

A Nova Central Sindical de Trabalhadores, juntamente com as demais centrais sindicais (UGT, CTB, Força Sindical, CGTB e CUT) participaram, no último dia 6, da 7ª Marcha da Classe Trabalhadora e Movimentos Sociais. As lideranças e delegações de todos os Estados do Brasil foram a Brasília para o grande evento que contou com engajamento de várias confederações, entre elas: a CNTI, Contratuh, CSPB, CNTTT e entidades de diversas outras áreas.

O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto), Hely Aires, discursou no evento e convocou a classe de servidores para unificar a luta em favor dos sindicatos dos servidores públicos.

O objetivo da manifestação foi ampliar as negociações com o governo federal, o cumprimento das históricas reivindicações da classe trabalhadora, seguindo com as bandeiras de lutas: o fim do fator previdenciário, a regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), a instituição da jornada de trabalho de 40 horas, a ratificação da Convenção 158 da OIT – que inibe a demissão imotivada, o investimento de 10% do PIB na educação, a valorização dos trabalhadores aposentados e pensionistas, entre outras reivindicações.

O movimento denominado Marcha da Classe Trabalhadora por Desenvolvimento, Cidadania e Valorização do Trabalho foi em defesa de uma agenda unitária das centrais sindicais que fortalecerá a luta dos trabalhadores.

“A marcha unificada das centrais marca a unidade dos movimentos sociais em defesa da soberania nacional e do Brasil. Queremos que nossa presidente Dilma, receba nossa pauta de reivindicações, diante deste colorido que desfila em Brasília e que mostra essa integração nacional da classe trabalhadora”, declara o presidente da Nova Central, José Calixto Ramos.

Hely Aires, que esteve no manifesto a convite do presidente da Nova Central de Minas, Antonio Miranda, fez uso da palavra na concentração do evento. O sindicalista convocou a classe de servidores para unificar a luta em favor dos sindicatos dos servidores públicos e disse que a pauta da 7º marcha é legítima, e que o governo deve cumprir como reconhecimento aos diretos dos trabalhadores.

“Temos que agradecer o trabalho da CSPB e da Nova Central em favor do movimento sindical dos servidores públicos. É uma grande emoção poder participar deste evento que contou com mais de 50 mil trabalhadores de todas as classe e categoria. É um momento único poder falar e reivindicar em nome da classe”, destaca o presidente do Sinplalto.

O presidente do Sindicato dos Servidores de Sacramento, Vanderlei Camargos, e a presidente do Sindicato dos trabalhadores no Serviço Público Municipal de Campos Altos, Jackeline Osmarina, que acompanharam a caravana de Araxá, destacaram que o momento vivido em Brasília marcará de forma definitiva a luta em favor dos servidores públicos da região.

“Agradecemos a liderança do companheiro Hely, de Araxá. Ele tem mostrando que a CSPB e a Nova Central são entidades que representam e buscam garantir nossos diretos e defesa das nossa reivindicações”, destacou Vanderlei.

 De acordo com o secretário-geral da Nova Central, Moacyr Roberto Tesch Auersvald, essa manifestação é válida para que a presidente ouça todas as reivindicações. “Essa é a maior marcha já realizada aqui em Brasília. Conseguimos reunir todas as centrais sindicais e movimentos sociais de todo o país em defesa da classe trabalhadora”, disse.

Aproximadamente 50 mil pessoas marcharam desde o Estádio Mané Garrincha, percorrendo todo o Eixo Monumental Sul, até chegarem ao Congresso Nacional. Após três horas, os representantes das centrais sindicais entregaram uma pauta com 12 itens de reivindicações para negociar com o governo.

A primeira reunião após o término da marcha foi com o senador Renan Calheiros, presidente do Senado. Na sequência, o encontro foi com o deputado Henrique Alves, presidente da Câmara dos Deputados.

Notícias relacionadas