Super banner
Super banner

Sinplalto tem novo presidente

Sinplalto tem novo presidente

Sinplalto tem novo presidente 1

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Araxá e Região (Sinplalto) tem novo presidente. O vice-presidente do sindicato, advogado José Oswaldo da Silveira, assume o cargo ocupado pelo sindicalista Hely Aires, que se afastou da presidência por tempo indeterminado para ocupar a função de ouvidor da Prefeitura Municipal de Araxá, mas continuará na diretoria da entidade.

O objetivo é dar autonomia e transparência nas ações que o sindicato promoverá ao longo de 2015, principalmente o debate em torno da Data-Base do funcionalismo público municipal. O Sinplalto inaugurará em fevereiro seu novo portal de comunicação com os servidores e uma comissão para debater antigos projetos da categoria, como por exemplo, Plano de Cargo e Salario e o Reajuste Salarial, será formatado nos primeiros 60 dias do próximo ano.

De acordo com Hely, o compromisso feito pelo prefeito Aracely de Paula e a vice-prefeita Lídia Jordão em implantar projetos em benefício aos servidores públicos pesou na decisão. “O prefeito Aracely fez o convite para assumirmos a função de Ouvidor Municipal e liberdade em implantar projetos fundamentais para que a população araxaenses participe efetivamente do crescimento da cidade. Um grande desafio para quem sempre teve uma militância politica na cidade. Era a oportunidade de contribuir diretamente com nossa cidade. Uma oportunidade que venho esperando durante todos esses anos de vida pública. Mesmo sendo um grande desafio pessoal, não poderia deixar a presidência do Sinplalto sem a certeza que a categoria fosse finalmente reconhecida e valorizada pela administração municipal. O compromisso feito pelo prefeito e a vice-prefeita que projetos em benefício aos servidores públicos serão implantados já no primeiro semestre de 2015 pesou na decisão”, destaca.

Segundo Hely, a revisão salarial e o plano de cargo e salário são as prioridades dos servidores em 2015. “Nos primeiros dois meses do ano, uma comissão será formatada para iniciar as conversas de debate da Data-Base 2015 e a reforma do plano de cargo e salário. Esse compromisso já foi feito pela administração municipal e o novo presidente do Sinplalto terá a responsabilidade de conduzir essas negociações. O Estatuto do Sinplalto permite acumular o cargo de presidente e outra função na Prefeitura de Araxá, como um cargo de assessoria por exemplo. Mas, conquistamos uma confiança do servidor nesses últimos anos e não podemos perder isso. O presidente interino do Sinplalto, que assumiu o cargo na última sexta-feira (19), tem toda liberdade para manifestar a favor e contra as ações da administração municipal, inclusive, mobilizar a categoria para promover manifestações, paralisações e greves quando achar necessário”, ressalta Hely

José Oswaldo ressalta que o trabalho do Sinplalto continua e os servidores podem esperar por grandes conquistas já no primeiro semestre de 2015.

“Já ocupei o cargo de presidente em duas oportunidades e sei da responsabilidade que é representar mais de 4 mil servidores. A nossa primeira ação é manter toda estrutura que conquistamos ao longo desses últimos 6 anos. Convênios, assessoria jurídica, site, mídias sociais, contato direto com a imprensa, enfim, tudo isso continua a disposição dos nossos servidores. O prefeito Aracely têm a consciência da defasagem salarial dos servidores públicos, da situação dos aposentados do Iprema, enfim, muitas das nossas reivindicações têm sido destacadas nesses últimos anos e não é segredo pra ninguém. O novo governo municipal já sinalizou que projetos em benefício a categoria serão implantados e estamos ansiosos. As expectativas para 2015 são enormes. Até porque estamos há menos de dois anos das eleições municipais e sabemos da nossa forma de decidir o futuro da nossa cidade”, acrescenta José Oswaldo.

Notícias relacionadas