Super banner

Sistema de informação vai auxiliar controle do câncer de mama

Sistema de informação vai auxiliar controle do câncer de mama

A rede de atenção para o combate ao câncer de mama ganhou mais um aliado. Trata-se do Sistema de Informação do Controle do Câncer de Mama (Sismama), que foi definido pela Portaria N° 779, de 31 de dezembro de 2008, como o sistema de informação oficial do Ministério da Saúde sobre o câncer de mama.

O Sismama, que será utilizado para fornecer dados aos gestores sobre a doença, será composto por dois módulos. Um que se destina a registrar dados sobre os procedimentos de mamografia, exames de citopatologia e de histopatologia, será utilizado pelos 159 prestadores de serviço de mamografia e pelos 40 laboratórios de anatomia patológica.

O outro módulo, que se destina à coordenação estadual das ações, receberá estas informações e, a partir delas, elaborará relatórios sobre a situação da doença em Minas. Na prática, isso significa que, a partir de agora, todo prestador de serviço de mamografias e de exames laboratoriais relacionado à doença deverão notificar os casos de câncer de mama.

Com o Sismama será mais fácil gerenciar as ações de rastreamento do câncer de mama, fiscalizar e aprimorar a qualidade dos laudos mamográficos, acompanhar mulheres que apresentaram exames alterados para impedir a evolução das doenças e planejar melhor as ofertas de serviços otimizando os recursos disponíveis.

Notícias relacionadas