Super banner

Sistema viário do entorno da Matriz é novamente alterado

Sistema viário do entorno da Matriz é novamente alterado

O sistema viário entre a Igreja Matriz e o Colégio São Domingos está sendo novamente alterado pela Prefeitura de Araxá. Uma terceira via exclusiva para o acesso à rua Costa Sena está sendo construída no final trecho do estacionamento que compreende o restaurante e a lanchonete (20 metros de extensão).

Com isso, o estacionamento será encurtado e os veículos não dependerão mais de semáforo e terão que esperar a pista ficar livre para seguirem em frente, um sistema semelhante ao existente na avenida Governador Rondon Pacheco, em Uberlândia.

De acordo com a chefe do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte, Viviani Antunes Gomes, a medida tem o objetivo de diminuir o tempo de espera de veículos e pedestres nos semáforos.

“Observa-se que os semáforos têm uma programação de quatro tempos e um dos tempos (que controla o fluxo de veículos do estacionamento) é ocioso na maior parte do dia. Com essa obra vamos diminuir o tempo de espera de veículos e pedestres, além de ter uma programação diferenciada nos horários de pico para reduzir a fila de carros”, explica.

Entretanto, Viviani diz que o trânsito no estacionamento durante os horários de entrada e saída do colégio pode piorar.

“A postura do condutor tem que ser revista. Alguns ficam parados (na porta o colégio) impedindo o trânsito e causam longas filas na rua Ângela Marques Torres e na avenida Antônio Carlos. Temos ações de engenharia e de educação e outras diretamente ligadas ao comportamento do motorista”, afirma.

“O policiamento também precisa ser intensificado para um acompanhamento mais próximo do trânsito (no estacionamento), mas a questão é que cada um precisa fazer a sua parte. Uma das soluções seria os pais utilizarem o transporte escolar. Uma van pode comportar até 20 alunos, dependendo do modelo, e são 20 carros a menos, ou seja, um investimento nos moldes públicos”, acrescenta.

O novo sistema passa a funcionar a partir da próxima segunda-feira (1°).

Notícias relacionadas