Super banner
Super banner

Tarcisio Cardoso é o mais novo integrante da Academia Araxaense de Letras

Tarcisio Cardoso é o mais novo integrante da Academia Araxaense de Letras

O artista Tarcisio Cardoso vai assumir a cadeira n° 8 da Academia Araxaense de Letras (AAL), que pertencia ao poeta Olavo Drummond. A cerimônia de posse acontece na segunda-feira (24), às 20h, na sede situada à rua Presidente Olegário Maciel, 187, Centro.

Tarcisio é publicitário e proprietário da agência Image PRO, escritor caricaturista, pintor, escultor, compositor e diretor de cinema e teatro, além de ser cronista do Correio de Araxá “há algumas primaveras”, como prefere citar em relação ao tempo em que escreve para o jornal.

“O resultado de um trabalho é justamente a contemplação do seu público-alvo. Ser reconhecido como escritor, ou como artesão das palavras, pela Academia Araxaense de Letras é o Oscar em Araxá. Para mim é muito gratificante a aceitação do meu nome como o novo integrante da Academia”, afirma.

O artista destaca a satisfação de estar na cadeira que pertenceu a Olavo Drummond. “Durante a minha juventude eu e o poeta Olavo Drummond tivemos um estreito relacionamento quando compomos músicas juntos. Ele era um boêmio e gostava muito dos amigos. Tem até uma frase importantíssima dele quando foi perguntado sobre o gosto pela boêmia: ‘é porque eu nunca fiz amigo numa leiteria’, respondeu.”

Tarcisio diz que o interesse pela arte surgiu quando ainda criança. “Tanto que eu não tenho nenhuma didática para ensinar a arte. Minha mãe conta que me deixava no quintal para brincar e eu pegava um pedaço de pau e começava a desenhar no chão de terra. Eu deveria ter uns três anos”, conta.

Ele acrescenta que a sua manifestação literária foi muito incentivada pelo jornalista Atanagildo Côrtes (Correio de Araxá). “Quando eu comecei a escrever não tive oportunidade de mostrar o meu trabalho. Foi graças ao convite, amizade e carinho de Atanagildo que pude mostrar à comunidade o meu trabalho literário. Isso acontece há algumas primaveras.”

Academia Araxaense de Letras

A presidente da AAL, Terezinha de Oliveira Lemos, diz que os encontros entre os membros são realizados quinzenalmente. Ela afirma que os objetivos da Academia são promover a cultura, estabelecer metas das atividades, além da troca de idéias.

“Está sendo um momento de suma importância, de muita alegria para todos os acadêmicos o ingresso de um artista como o Tarcisio Cardoso. Ele é um artista de múltiplas facetas, um intelectual do mais alto gabarito”, destaca Terezinha.

Notícias relacionadas