Super banner

TCC em Ciências Biológicas do Uniaraxá valoriza a biodiversidade urbana

TCC em Ciências Biológicas do Uniaraxá valoriza a biodiversidade urbana

TCC em Ciências Biológicas do Uniaraxá valoriza a biodiversidade urbana 1

O trabalho de conclusão de curso realizado pela acadêmica Janaína Aparecida Alves, do curso de Ciências Biológicas, intitulado “Levantamento da fauna de vertebrados em Área de Preservação Permanente do Loteamento Jardim Europa III – Araxá – MG”, ligado à linha de pesquisa do Uniaraxá – “Ambiente, saúde e políticas públicas” -, valoriza ao mesmo tempo a fauna, a biodiversidade urbana de Araxá e o empreendimento.

Janaína Alves entre os professores Carlos Henrique de Freitas e José Carlos da Silva - Divulgação

No período de dezembro de 2011 a março de 2012, o local foi visitado regularmente. Ao final do trabalho, registraram-se 40 espécies, dentre as quais, 29 de aves, nove de mamíferos e duas de répteis.

Fatores como tratar-se de uma área pequena, com apenas 3,6 hectares (36.178,10 m²), situada na malha urbana, com maciça presença humana, afastam os animais silvestres e interferem muito na sobrevivência dessas populações. Alguns dos exemplares de aves e mamíferos encontrados estavam com filhotes, além de terem sido registrados pequenos bandos de quatis e mutuns.

Gambá e quatis fotografados durante a pesquisa acadêmica - Fotos: Janaína Alves

E o Uniaraxá, ao apoiar este tipo de pesquisa, possibilita aos alunos ampliar os conhecimentos sobre a riqueza da fauna destas áreas e de parte da rica biodiversidade do Cerrado, propiciando-lhes, assim, uma formação acadêmica consistente, aptos a atuar no mercado como profissionais empreendedores, e valorizar as riquezas naturais da região, de forma a promover a sustentabilidade.

O trabalho teve orientação do professor doutor Carlos Henrique de Freitas, do curso de Ciências Biológicas do Uniaraxá, e o apoio logístico do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), onde a aluna realizou seu estágio curricular obrigatório.

Notícias relacionadas