Super banner

TG homenageia pracinhas araxaenses no Dia da Vitória

TG homenageia pracinhas araxaenses no Dia da Vitória

No dia 8 de maio de 1945, a Alemanha nazista se rendia na 2ª Guerra Mundial aos países aliados. Como parte integrantes da força aliada, milhares de brasileiros cruzaram o oceano Atlântico, rumo ao desconhecido e ao inesperado, sem a menor noção do que eles iriam enfrentar. Era a Força Expedicionária Brasileira (FEB), composta por brasileiros oriundos do Exército Brasileiro, convocados praticamente em todo o território nacional. Como parte desse grupamento, alguns araxaenses anônimos cumpriam com a obrigação de defender a honra de nossa Pátria, perante o ultraje sofrido pelo afundamento de navios brasileiros em nossa costa, por submarinos alemães.
 
Passados 64 anos, temos o dever cívico de homenagear esses verdadeiros heróis, abnegados filhos do Brasil, que fizeram tamanho sacrifício. São exemplos constantes para todos nós, que devemos nos espelhar no espírito de doação, de patriotismo e de amor por nossa nação. Exemplos que não podem cair no esquecimento e que, mais do que nunca, se fazem tão necessários nos dias atuais, em que impera o individualismo em nossa sociedade.
 
O Tiro de Guerra (TG) de Araxá, assim como em todo o Exército no país inteiro, realizou uma solenidade no Dia da Vitória, oportunidade em que prestamos a justa homenagem aos remanescentes da FEB, carinhosamente chamados no meio militar de “Pracinhas”.
 
Estiveram presentes nesta solenidade nossos dois Pracinhas araxaenses ainda vivos – 1º tenente reformado Paulo Guimarães e o Francisco Matias de Oliveira, figuras conhecidas e carismáticas de nossa sociedade.
 
Além desses, levantamos em nossos arquivos a participação na FEB dos seguintes araxaenses, dos quais não temos contato – José Luciano Vieira, Tobias Vilela de Paiva, José Martins, Sebastião Batista Ribeiro, Gladstone Clemente Moreira, Geraldo Pereira da Silva e Vicente José Vieira.
 
O TG está levantando dados e fotos dos ex-combatentes para a confecção de uma Galeria dos Pracinhas a ser feita na sede do TG. Familiares que tiverem informações e material podem entrar em contato com o TG, através do telefone 3662-0488.

Sargento Juarez Souza da Silva
Chefe do TG de Araxá

Notícias relacionadas