Super banner

Tim Arteducação realiza workshop com educadores de Araxá

Tim Arteducação realiza workshop com educadores de Araxá

Foto: Jornal Interação

A grandeza e os mistérios do Antigo Egito serão o tema do novo workshop realizado pelo Tim ArtEducAção, entre esta quinta-feira e domingo (23), no Instituto Cultural Sérgio Magnani – Marzagão, em Sabará – MG. O evento de capacitação para os profissionais atuantes no programa terá como tema a “Ópera Aída”, e será voltada para os articuladores e os arteducadores que participam do TIM ArtEducAção nas cidades de Araxá, Barbacena, Belo Horizonte, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Poços de Caldas, Ponte Nova, Ubá, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa.

A proposta do workshop é que todos tenham a oportunidade de aprender com os melhores profissionais de figurino, cenografia, produção e maquiagem, além de aprimorar o conhecimento na sua área específica.

A cada novo ano de atuação, o projeto demonstra preocupação com a inovação e com a capacitação, buscando sempre aliar a tecnologia e a arte, e ter como resultado a possibilidade de enxergar e documentar as mais diversas manifestações culturais. Por isso, desde o ano passado a oficina de Arte Digital é oferecida em Belo Horizonte e as doze cidades do interior Minas Gerais como parte do programa TIM ArtEducAção. E para esta edição, a grande novidade é nova oficina temática de Cenografia Digital, que irá dialogar com as demais oficinas de cenário, figurino, adereços, maquiagem e iluminação, inovando e ampliando ainda mais as possibilidades de atuação dos arteducadores.

Segundo a coordenadora executiva do programa TIM ArtEducação em Minas Gerais e coordenadora do workshop, Virgínia Bittencourt Moura,  a capacitação dos participantes é uma preocupação constante do programa. “O workshop é uma oportunidade única de capacitação, pois integra todas as 13 cidades envolvidas no programa, o que engrandece ainda mais as atividades e gera novas oportunidades de aprendizado. E essa edição tem um brilho especial, pois estamos iniciando as atividades da oficina de cenografia digital, que apresentará aos arteducadores, novos métodos de trabalho que enriquecem e ampliam as possibilidades cênicas, elevando as mostras a um grande patamar artístico”, conta.

A “Ópera Aída”, tema escolhido para trabalhar durante a capacitação do TIM ArtEducAção é reconhecida mundialmente por contar a história da escrava Aída e o triângulo amoroso vivido por ela, o guerreiro Radamés e a filha do faraó Amneris; e as reviravoltas do conflito entre o Egito e a Etiópia. Dentro deste tema, alunos e professores deverão retratar, por meio das atividades em cada uma das oficinas, os atos da ópera Aída. Segundo William Rausch Mainenti, coordenador da temática e profissional da oficina de Figurino, a escolha do tema vai explorar um lado artístico ainda desconhecido dos participantes.  “A Ópera Aída é uma obra riquíssima, que nos leva a conhecer a cultura e os mistérios do Egito. A ideia da oficina é estimular os arteducadores a pesquisarem o tema e assim produzir materiais com uma grande riqueza de detalhes e é claro, com a influência mineira. O trabalho final será a montagem de uma das cenas da ópera”, explica.

A proposta é que, durante o workshop, o material obtido em prévia pesquisa pelos arteducadores como anotações, imagens, vídeos e livros, façam parte  do conteúdo das oficinas e das atividades de criação que serão propostas pelos professores de Adereçaria, Maquiagem, Figurino, Luz e Iluminação, Direção de Arte / Cenografia e Arte Digital. A expectativa do workshop é estimular o lado criativo e o fazer artístico dos arteducadores a fim de ampliar as possibilidades de atuação e de criação das apresentações, que serão ricas em todos os sentidos, desde o figurino ao cenário.

Para Marcelo Soares de Andrade, idealizador do TIM ArtEducAção, o evento é uma oportunidade para capacitar os realizadores do programa e fazer a interlocução da arte com a educação, para que saibam levar o fazer artístico para as escolas por meio das oficinas. “A arte e a cultura humanizam a educação expandindo olhares, e a educação nos fornece uma plateia ampla e ávida por mudanças. E na formação dessa plateia surge a participação ativa dos envolvidos através de oficinas artísticas, por isso acreditamos que o aprendizado estimula a criatividade e amplia o horizonte de atuação dos arteducadores e o workshop é uma das fontes desse aprendizado. Mais do que ensinar o fazer artístico,  queremos que eles acreditem que a arte transforma vidas e modifica totalmente o ambiente onde é inserida. Comprovadamente, a arte dá prazer aos alunos e ela ajuda o estudante a se centrar, a desenvolver o conhecimento e a refletir.”

Tim ArtEducAção

Realizado desde 2001, o Programa TIM ArtEducAção já atendeu mais de 65 mil crianças e adolescentes, da rede pública de ensino, em oficinas artísticas, ministradas em 13 cidades mineiras. O Programa é coordenado pela ONG Humanizarte e patrocinado pela empresa TIM por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Para esse ciclo, o programa conta com uma grande novidade: a inclusão de oficinas artísticas em cinco escolas de Belo Horizonte.

Serviço

Workshop de capacitação TIM ArtEducAção

Data: 20 a 23 de novembro

Local: Instituto Cultural Sérgio Magnani – Marzagão, em Sabará.

Notícias relacionadas