Super banner

Toninho ministra palestra sobre desenvolvimento sustentável em Paracatu

Toninho ministra palestra sobre desenvolvimento sustentável em Paracatu

Toninho durante palestra em Paracatu - Divulgação

O vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Antônio Leonardo Lemos Oliveira (Toninho), ministrou recentemente uma palestra sobre “Desenvolvimento Local Sustentável” em Paracatu, no Noroeste de Minas. Toninho foi convidado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas) para o evento que comemorou 10 anos de fundação da Associação de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Paracatu (Adesp). Inúmeros empresários e lideranças da cidade e da região estiveram participando do evento.

A Adesp está trabalhando junto à comunidade local o projeto Paracatu 2030, que traça um plano de ação e de resultados para os próximos 20 anos. Os princípios metodológicos do plano convergem para os seguintes pontos: Planejamento Estratégico, Sustentabilidade Ambiental e Social, Participação Social, Desenvolvimento Local, Referência no Território e Gestão Democrática.

Um diagnóstico completo do município foi realizado, contando com o apoio da Fundação João Pinheiro na sua elaboração. O objetivo é que seja construído a partir da realidade local, observando suas potencialidades e fragilidades e o mais importante que sua construção seja feita de forma coletiva, democrática e participativa, um planejamento para a cidade para os próximos 20 anos.

O vice-presidente abordou a sustentabilidade como fonte alimentadora do desenvolvimento responsável, levando informações atuais do momento porque passam as cidades, principalmente em relação aos seus aspectos urbanos. Pela experiência de oito anos como prefeito de Araxá, Toninho ressaltou a importância da comunidade, do governo e dos segmentos organizados estabelecerem metas comuns visando a qualidade de vida da população. Ele ainda citou inúmeras parcerias público-privadas que foram construídas em Araxá e os desafios a serem enfrentados pelos gestores públicos nos próximos anos.

Segundo Toninho, a missão da Adesp é promover a implantação de ações que busquem a geração de ocupação e renda. “O objetivo é ajudar a fortalecer o desenvolvimento econômico e social do município, explorando suas potencialidades naturais através de um desenvolvimento integrado e sustentável, bem como contribuir para a arrecadação de divisas para o município de Paracatu”, ressalta.

Notícias relacionadas