Super banner

Trabalhador sofre queimadura com ácido em usina de mineradora

Trabalhador sofre queimadura com ácido em usina de mineradora

Complexo Industrial da Vale em Araxá - Imagem: Google

Um trabalhador da Vale Fertilizantes sofreu um acidente de trabalho no tanque de ácido sulfúrico do complexo industrial de Araxá, no último sábado (29). As informações são do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Extração de Metais Básicos e Minerais Não-Metálicos de Araxá e Região (Sima).

De acordo a nota, a vítima sofreu queimaduras graves na parte inferior das pernas. O sindicato relata que o local onde o funcionário estava teve uma proteção da janela de inspeção retirada foi colocado no lugar um saco de cal. “Como não tinha visão da janela, acabou escorregando no enxofre e pisando na proteção improvisada, caindo dentro do tanque de ácido sulfúrico com temperatura de aproximadamente 150 graus”, diz a nota encaminhada à imprensa.

O Sima diz ainda que recebeu a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e está acompanhando o estado de saúde do trabalhador. O presidente da entidade, Vicente Magalhães, afirma que se reuniu recentemente com a gerência do Setor de Segurança da Vale Fertilizantes, que apresentou dados e planilhas que indicavam uma queda na ocorrência de acidentes de trabalho nas unidades de Araxá e Tapira. “Na ocasião, o sindicato apontou condições precárias de trabalho, explicitando alguns fatos que contradizem o quadro apresentado”, alega.

“Traçar gráficos é muito fácil. Atrás dos números mostrados pela empresa se esconde um cenário de negligência, leviandade, descuido com a vida humana. Gambiarras e improviso não deveriam fazer parte do comportamento de uma empresa de renome como a Vale. O Sima está de olho e tem denunciado, inclusive à comunidade, o estado lamentável em que se encontram as fábricas da Vale Fertilizantes”, afirma Vicente Magalhães.

Vale diz que empregado está sendo assistido

Em nota enviada ao Diário de Araxá, a Vale Fertilizantes diz que “confirma o acidente ocorrido na última segunda-feira, dia 29 de junho, no Complexo Mineroquímico de Araxá, e esclarece que o mecânico industrial não caiu no tanque de ácido sulfúrico, conforme informado erroneamente. O empregado teve queimadura em uma das pernas e, após receber atendimento na empresa, foi encaminhado para a Santa Casa da cidade”.

A empresa diz ainda “que está investigando as causas do acidente e prestando toda a assistência necessária ao empregado e familiares. O estado de saúde do empregado é bom”.

Notícias relacionadas