Super banner
Super banner

Transformação do Cefet em universidade será discutida

Transformação do Cefet em universidade será discutida

Foto: Willian Dias

Debater e apoiar o projeto de transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) em universidade tecnológica. Esse é o teor de nove requerimentos do deputado Bosco (PTdoB), aprovados nesta quarta-feira (3/4/13) pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). O parlamentar propôs audiências em todos os municípios que abrigam campos do Cefet no Estado: Araxá (Alto Paranaíba); Belo Horizonte, Contagem e Curvelo (Central); Divinópolis (Centro-Oeste); Leopoldina (Zona da Mata); Nepomuceno e Varginha (Sul); e Timóteo (Rio Doce).

A proposta de transformação do Cefet em universidade visa a aumentar o aporte de recursos federais destinados à instituição. Com isso, poderão ser ampliadas as ofertas de cursos, assim como intensificadas as práticas de pesquisa e extensão. Segundo a justificativa dos requerimentos, o centro mineiro já cumpre praticamente todos os requisitos necessários para a transformação, faltando apenas a criação de alguns cargos de direção próprios de universidades para que tal benefício possa ser concretizado.

De acordo com o deputado Bosco, já há um forte movimento de parlamentares federais mineiros em prol da transformação, e o Legislativo Estadual precisa se envolver mais diretamente. “E o debate, através da Comissão de Educação desta Casa, considerando todos os municípios que possuem Cefet no Estado, será um importante instrumento fortalecedor desse movimento pela transformação do Cefet-MG em universidade tecnológica”, ponderou o deputado. Ele sugeriu o dia 9 de maio como marco para dar início às audiências, começando por Araxá.

Fonte: Portal Assembleia

Notícias relacionadas