Super banner

Uma semana dedicada ao Meio Ambiente

A abertura oficial da Semana do Meio Ambiente de Araxá aconteceu hoje (2), às 8h, no ginásio da Escola Estadual Padre João Botelho, com o lançamento da parceria entre a escola e a Fundação Bunge através do Projeto Comunidade Educativa (Consciência Ambiental e Cidadania).

Em uma peça teatral, foi destacada a importância de se reciclar o lixo e preservar o meio ambiente, através do desenvolvimento sustentável, dentre outros. O ginásio ficou lotado, contando com a presença da comunidade escolar, representantes da Fundação Bunge e da unidade da mineradora em Araxá, além de autoridades políticas e de segurança pública.

Parceria

De acordo com Cláudia Calais, gerente de Projetos da Fundação Bunge, o Comunidade Educativa tem a finalidade de estimular uma educação pública de qualidade. Ela acrescenta que o projeto já está presente em escolas estaduais de dez Estados brasileiros.

A Escola Estadual Padre João Botelho é a primeira de Araxá a receber o Comunidade Educativa, mas Cláudia anuncia que o projeto estará presente em  outras escolas da cidade. “A proposta do Comunidade Educativa é trabalhar em rede. Nós o iniciamos em uma instituição, até para conhecermos como ela funciona, e depois será estendido gradativamente para outras instituições.”

A Semana

A Semana do Meio Ambiente é uma realização do Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA), do Departamento de Meio Ambiente da prefeitura e da Sala Verde “João César Eugênio de Bôscoli Rios”.

“A nossa expectativa é a melhor possível, eu particularmente estou muito entusiasmada com a Semana do Meio Ambiente deste ano, pela diversidade de ações que estão em prol do meio ambiente”, destaca Bianca Mucci, coordenadora da Sala Verde.

“O desenvolvimento sustentável só existe através da educação, significa uma mudança de postura e de visão do mundo em todos os aspectos. Temos a questão do lixo que é bem exemplar. Se eu não aprender a lidar com o lixo na minha casa, a comunidade também não vai aprender e, para se ter o desenvolvimento sustentável, tem que investir em educação”, ressalta Paulo de Souza Júnior, superintendente do IPDSA.

Programação

A programação da Semana do Meio Ambiente conta com atividades de estudantes, professores, funcionários das empresas participantes. O encerramento acontece no próximo domingo (8), na Reserva Ecocerrado Brasil. A programação completa está disponível no site do IPDSA.

Notícias relacionadas