Super banner

Uniaraxá conquista credenciamento junto ao Conselho Nacional de Educação

Uniaraxá conquista credenciamento junto ao Conselho Nacional de Educação

O reitor do Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá), Válter Gomes, promoveu um coquetel de comemoração para anunciar a conquista do credenciamento da instituição junto ao Conselho Nacional de Educação (CNE), na tarde desta quarta-feira (30), no campus.

De acordo com o reitor, o Uniaraxá deixou de pertencer em setembro passado ao Conselho Estadual de Educação já que Minas Gerais não tem legitimidade para gerir o ensino superior, de acordo com Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) de 04/09/2008. A responsabilidade é exclusiva do governo federal.

Válter destaca que com o credenciamento junto ao sistema federal o Uniaraxá permanece com o status de centro universitário. “Com isso, temos a autonomia de gerir o ensino, criar cursos novos, alterar o número de vagas e todas as outras vantagens de uma instituição que tem credibilidade e pode gerir os seus atos sem precisar pedir autorização a todo instante para cada coisa que ela vai fazer”, afirma o reitor.

Durante a comemoração, o reitor fez uma apresentação aos convidados de todas as etapas que foram cumpridas de janeiro a abril para conquistar o credenciamento.

– Refazer 21 Projetos Pedagógicos de Cursos (PPCs).

– Reconstruir um Projeto Pedagógico Institucional (PPI – Política de Ensino).

– Elaborar um Plano de Carreira Docente.

– Reorganizar o estatuto e o regimento geral do Uniaraxá

– Construir o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2009/2013, com todas as metas e objetivos que se pretende alcançar durante no quinquênio e as respectivas estratégias.

O reitor diz que todos estes cinco itens tiveram aprovação unânime do Conselho Universitário. “O sistema federal é muito imprevisível e exigente. Como não estávamos acostumados, fizemos um trabalho exaustivo que envolveu muitas pessoas, trabalhamos nos finais de semana e procuramos consultorias externas. Agora estamos comemorando a finalização desse processo.”

O coquetel contou com a presença de coordenadores de cursos, professores, alunos, imprensa, além de representantes da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), que patrocina o Uniaraxá através do projeto cultural Sempre Um Papo, e da Fundação Cultural de Araxá (FCA), mantenedora da instituição.

Notícias relacionadas