Super banner
Super banner

Uniaraxá lança cursos e assina convênio para receber projeto de educação integral

Uniaraxá lança cursos e assina convênio para receber projeto de educação integral

O Centro Universitário do Planalto de Araxá (Uniaraxá) promoveu nesta manhã (1°) o lançamento dos cursos de Engenharia de Produção e Agronomia para o período noturno, que já estão sendo ofertados no processo seletivo deste segundo semestre, em solenidade realizada no Tribunal do Júri da instituição.

O evento também contou com a assinatura de convênio com a Prefeitura de Araxá para que a instituição receba o Programa de Educação em Tempo Integral da Secretaria Municipal de Educação, além da assinatura de termos de compromissos de estágios supervisionados.

Novos cursos</font>

De acordo com o reitor Válter Gomes, a implantação dos cursos de Engenharia de Produção e de Agronomia noturno para este segundo semestre estavam previstos no Plano de Desenvolvimento Institucional do Uniaraxá, após uma pesquisa realizada pelo Departamento de Marketing do centro universitário.

Segundo ele, a pesquisa apontou grande demanda de empresas que necessitam de engenheiros e de técnicos agrícolas (e demais profissionais do setor) que desejam fazer o curso de Agronomia no período noturno.

“A nossa região tem um grande potencial agrícola e no caso da engenharia há também um campo bastante interessante, muitas empresas necessitam de engenheiros. Estamos nos fortalecendo cada vez mais como um polo educacional”, destaca o reitor.

Educação em Tempo Integral

Cento e vinte alunos da Escola Municipal de Aplicação Lélia Guimarães (6 a 10 anos), que funciona no campus do Uniaraxá, são os primeiros beneficiados pelo projeto da prefeitura voltado para a educação básica em tempo integral. Arte, dança, esporte e acompanhamento pedagógico são algumas das atividades que serão elaboradas.

De acordo com a secretária municipal de Educação, Giovana Maria Mesquita de Paula Guimarães, o projeto atende a uma das metas da prefeitura que é implantar a educação básica em tempo integral para as escolas de toda a rede municipal.

“É um projeto de grande importância e o Uniaraxá tem todo o know-how e toda a infraestrutura para estar acolhendo os nossos alunos. É um modelo de educação que não repete o tradicional ambiente escolar e, com qualidade, o Uniaraxá vai ofertar esse tempo integral. Estamos preparando as crianças hoje para garantir um futuro promissor, um cidadão articulado, com inclusão social garantida”, destaca a secretária.

Futuro

O membro do Conselho Diretor da Fundação Cultural de Araxá (FCA), entidade mantenedora do Uniaraxá, José Gino Borges, diz que há previsão de lançamento de novos cursos. Um deles é o de Engenharia Ambiental que já está garantido para o processo seletivo do final deste ano (primeiro semestre de 2011).

“A fundação tem alavancado esforços no sentido de trazer desenvolvimento para a nossa região e, principalmente, temos recebido o sinal verde da atual administração municipal que vem fazendo um trabalho ímpar. Para se ter uma ideia, 30% de nosso alunado corresponde a 21 cidades. A engenharia é uma bandeira que temos levantado desde quando entramos na fundação, e a Engenharia Ambiental é a ´coqueluche´ do momento, a juventude quer fazer. Estamos abrindo novos cursos nesse setor, assim como o Cefet (Centro Federal de Educação Tecnológica) também, para garantir o progresso da cidade.”

Notícias relacionadas